Natal Shopping recebe mostra de Reborn Babies

Exposição de bonecos que parecem bebês de verdade, de tão realistas, começa nesta sexta-feira.

Da redação,
Divulgação
Bonecos são produzidos pela artista plástica Camilla Câmara, através de pintura artesanal aplicada em modelos importados de vinil ou silicone.

Se você é um dos muitos apreciadores da arte Reborn Babies, não pode perder a exposição que começa nesta sexta-feira (28) no segundo piso do Natal Shopping, próximo ao Concierge da entrada dos pedestres. A mostra de bonecos que parecem bebês de verdade, de tão realistas, segue até 14 de outubro.

Os bonecos são produzidos pela artista plástica Camilla Câmara, através de pintura artesanal aplicada em modelos importados de vinil ou silicone. A técnica consiste em dar aparência de bebê a uma boneca comum, de forma que fique o mais real possível, com características de uma criança de verdade. São aplicadas camadas de tintas especiais para chegar a diferentes tonalidades da pele humana.

O nome reborn vem do inglês e significa "renascido" e tem sua explicação nas origens do boneco: o método surgiu na Segunda Guerra Mundial, diante da impossibilidade de mães inglesas comprarem brinquedos para as filhas, com isso, elas passaram a desmontar as bonecas antigas e as reformavam. Atualmente utilizada para criar verdadeiras obras de arte, a técnica ganhou sofisticação com material importado, transformando-se em um produto de alto padrão.

Para alcançar o máximo do realismo, são aplicados efeitos especiais para veias, bochechas, manchinhas e dobrinhas dos bebês. Depois da aplicação da tinta, o material é levado ao forno para fixação da tonalidade. Os bebês podem pesar entre 2,1kg e 3,2kg, bem próximos dos valores reais.

Os olhos podem ser feitos com acrílico, vidro ou silicone. A cor e o formato são variados. Também são aplicados cílios, sobrancelhas, unhas e cabelo, que é implantado fio a fio. Esses fios podem ser humanos, ou feitos a partir da lã de ovelhas e também podem receber camadas de tinta de acordo com a coloração desejada, para tornar a aparência mais natural.

Para finalizar, vêm as roupinhas e os diversos acessórios, como chupetas, mamadeiras, brincos e fraldas. Em alguns casos, até mesmo certidões de nascimento são produzidas, como o nome da "mãe" do bebê e informações como peso e data de nascimento. Os artesãos que produzem esse tipo de bonecos já foram inclusive apelidados de "cegonhas".

“Nunca existirão dois bebês iguais. Cada um tem as suas características. Ao finalizar o trabalho, me sinto feliz e recompensada. Com os bebês posso proporcionar alegria e a magia da infância para as pessoas que os adquirem”, afirma Camilla.

Tags: Camilla Câmara exposição Reborn Babies
A+ A-