Natal poderá sediar evento internacional de inovação tecnológica para a saúde

Prazo para formalização da candidatura para evento se encerra no dia 4 de março.

Da redação, Prefeitura do Natal,

O prefeito Álvaro Dias recebeu, na tarde desta segunda-feira (4), uma comissão  do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, para aderir ao pedido de candidatura da cidade para a realização da 29ª Conferência Mundial do Conselho Internacional para Educação Aberta e à Distância - ICDE, sobre Aprendizagem On-line, a realizar-se em outubro de 2021. 

O prazo para que o LAIS formalize a candidatura para que o evento ocorra em Natal em 2021 é até dia 4 de março próximo, quando serão entregues as cartas de apoio assinadas pelas autoridades locais, como o prefeito Álvaro Dias. A escolha será divulgada em abril, antes da realização da 28ª Conferência Mundial do ICDE sobre Aprendizagem On-line em Dublin, na Irlanda, no início de novembro deste ano. 

A expectativa para a realização da 29ª Conferência, é de reunir representantes de 130, dos 140 países inscritos no Conselho Internacional, trazendo em torno de 1500 a 2000 pesquisadores durante os quatro dias do evento na cidade sede. Segundo previsão do coordenador do LAIS, o professor Ricardo Valentim, os participantes ficam em torno de 10 dias no local do evento, sendo importante para o turismo. 

“É um evento de porte internacional, com representantes de vários países e pela divulgação internacional que farão da cidade do Natal, que é uma bela cidade, agradável, com enorme potencial turístico, com belas praias, com lugares aprazíveis e que, com certeza, vai encantar esses visitantes que virão participar do evento. Então, Natal tem todo interesse em sediar eventos desse porte, desse nível e a Prefeitura do Natal tem todo interesse em apoiar este evento”, afirmou o prefeito. 

O Conselho Internacional para Educação Aberta e à Distância (ICDE) é a principal organização de associação global para educação on-line, aberta e flexível e atrai seus membros de instituições, autoridades educacionais, atores comerciais e indivíduos. Em um evento considerado de pequeno porte, a ser realizado agora em fevereiro na Noruega, o Brasil será o segundo em quantidade de projetos - sobre o SUS - a serem apresentados com nove ao todo, sendo quatro levados por pesquisadores da UFRN. 

“Temos interesse em trazer grandes eventos de inovação tecnológica para a cidade”, afirmou o coordenador do Lais, Ricardo Valentim, acrescentando que o laboratório tem pesquisadores atuando em vários países, como Canadá, Estados Unidos, Noruega e Portugal, demonstrando a capacidade e importância para estar à frente de um evento de porte internacional, como a Conferência. Natal concorre com a cidade de Monterrey, no México.

Tags: Conferência Mundial ICDE Prefeitura do Natal
A+ A-