Maternidade Leide Morais estimula presença de doulas e humanização de partos

Trabalho dessas profissionais é realizado antes, durante e depois do parto.

Da redação, Prefeitura do Natal,

Em março deste ano, foi aprovado pela Câmara Municipal de Natal o Projeto de Lei de autoria que regulariza e garante oficialmente a presença de doulas nos partos realizados nas maternidades da rede municipal de saúde. Doulas são mulheres que, sendo treinadas para isto, proporcionam um suporte físico e emocional para as gestantes. O trabalho da doula é realizado antes, durante e depois do parto.

A Maternidade Dr. Leide Morais é referência no estado do Rio Grande do Norte no que diz respeito ao parto humanizado e a presença de doulas em suas salas de parto não é novidade. A participação de doulas na maternidade é anterior ao projeto aprovado neste mês de março, tendo já sido realizados na Leide Morais dois cursos sobre o assunto.

Os cursos, que contaram com a presença de mais de 30 mulheres, foram coordenados por Clarissa Soares, enfermeira obstétrica e membro da Associação Potiguar de Doulas. Eles tiveram como objetivo instruir e treinar mais mulheres da região para a função de doulas comunitárias. Outro curso deve ser realizado na maternidade no início de 2019.

A direção e quadro de funcionários da maternidade procuram estimular cada vez mais mecanismos que humanizem os partos e auxiliem as mulheres e famílias durante este processo. “A gente acha muito importante a presença dessas mulheres. Elas oferecem suporte tanto antes quanto depois do parto, muitas vezes até ajudando as mulheres a se conscientizarem sobre o parto normal, que muitas vezes causa medo nas gestantes. A doula também auxilia a família como um todo, orientando sobre o que se esperar no pós-parto” declarou a diretora da maternidade, Elenemar Costa.

Tags: doulas Maternidade Leide Morais
A+ A-