Ipea debate políticas regionais e urbanas em Natal

Encontro reunirá pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país a partir do dia 28.

Da redação, Ipea,

De 28 a 31 de maio, Natal será sede do 18º Enanpur, mais importante evento sobre planejamento urbano e regional do país, que acontece a cada dois anos. 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) contribuirá nas discussões e reflexões com apresentação de diversos estudos. Também promoverá o Simpósio Água, Poder e Território.

O Simpósio, que será realizado na quarta-feira (29), visa fomentar o debate em torno de alternativas que contribuam para alcançar uma gestão compartilhada da água, não restritas e limitadas pela esfera jurídico-legal. O encontro será dividido em três temas: Água e Conflitos Socioambientais; Políticas Territoriais e Gestão da Água; e Pelo Direito à Água.

Vários artigos sobre desenvolvimento territorial e políticas urbanas serão apresentados pelo Ipea ao longo do evento. Na terça-feira (28), será a vez do estudo Quando o Desenvolvimento Regional se Torna Política de Estados: o caso dos Coredes e da Consulta Popular no Rio Grande do Sul, de autoria do pesquisador Igor Ferraz da Fonseca. 

Na quarta-feira (29), o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Aristides Monteiro, expõe sua pesquisa Aglomerações Industriais Relevantes: o que dizem sobre as desigualdades regionais no Brasil?.  

No mesmo dia, Monteiro apresenta, em uma sessão especial, o dossiê Paradigmas Técnico-Econômicos e Reconfiguração Territorial, que será publicado na Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais e apresenta uma relevante contribuição para o debate atual das transformações produtivas da economia brasileira e suas manifestações. 

A revista reúne estudos e reflexões sobre mudanças tecnológicas e reverberações territoriais e chama a atenção para o desempenho da economia brasileira e a inserção do Brasil na economia global mediante essas mudanças.

Na quinta-feira (30), o pesquisador Marco Aurélio Costa discutirá a publicação de sua autoria De crise e escalas: o novo municipalismo e as políticas públicas na contemporaneidade líquida. Neste mesmo dia, o pesquisador Cleandro Krause comenta seu artigo Provisão Habitacional da Classe Trabalhadora na República Velha e no Imediato pós-1930. Ainda na quinta, a rede Ipea participa da reunião do Projeto Governança e de uma sessão especial sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial.

O Ipea possui um parceria histórica com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur).  “Levaremos importantes contribuições, como a interpretação das transformações produtivas da indústria nas regiões, a discussão renovada sobre gestão metropolitana, seus problemas políticos e federativos; e ainda o tema de mobilidade urbana, que é, sem dúvida, elemento de enorme interesse para a política de transportes públicos no país”, destaca Aristides Monteiro. 

O 18º Enanpur será realizado no Praiamar Natal Hotel e Convencion, em Natal. Confira mais informações sobre o encontro em  http://anpur.org.br/xviiienanpur/.

Tags: Enanpur Ipea políticas regionais e urbanas
A+ A-