Evento homenageia Dia Internacional do Idoso em Natal

Encontro reuniu idosos atendidos pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

Da redação, Prefeitura do Natal,

“A Prefeitura de Natal está de parabéns. Quando eu cheguei ao Grupo estava deprimida. Hoje sou feliz. Todos deviam participar”. O depoimento é da representante do Centro de Convivência Marli Sarney, Ana Pinheiro, que participou do I Seminário Alusivo ao Dia Internacional do Idoso, realizado nesta quinta-feira (4), no do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), em Natal.

O encontro reuniu idosos atendidos pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social - Semtas com o objetivo de apresentar os direitos, sugestões para melhoria de qualidade de vida e apresentar como o idoso pode ter acesso aos programas sociais destacando ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

“A gente sabe que a nossa população está envelhecendo. Precisamos qualificar e pensar está política social. Temos que aliar e ampliar as políticas de saúde, trânsito e outros para termos um cuidado geral melhorando a qualidade de vida dos idosos”, comentou a secretária de assistência social de Natal, Ilzamar Pereira.

A professora Nívia Oliveira, mestre em Psicologia e psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas disse que o trabalho realizado com os idosos tem três objetivos: Fortalecer os vínculos entre eles próprios, com a comunidade e com a família; Redução de riscos e desenvolvimento da autonomia e sociabilidade deles.

“É importante que o idoso possa se expressar à respeito de como ele entende o processo de envelhecimento. Bater um papo, interagir, pode até parecer bobagem, mas faz um bem danado”, explicou a psicóloga que apresentou o tema “Convivência Ativa - o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Política de Assistência Social.

O evento realizado no Cemure ainda contou com apresentações culturais e outras palestras com especialistas.

Tags: Dia Internacional do Idoso
A+ A-