Escolas da Rede Municipal participam de pesquisa do Instituto C&A

Programa tem foco na formação de profissionais da Educação Infantil.

Da redação, Prefeitura do Natal,

A Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Educação Infantil (DEI) e do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), iniciou ontem (2) na Escola Municipal Professora Teresa Satsuqui Aoqui de Carvalho a realização da pesquisa “Analise do desenvolvimento infantil a partir da atuação do Programa Paralapracá” em escolas da Rede Municipal. 

O programa tem foco na formação de profissionais da Educação Infantil com a pesquisa sendo realizada pelo Plano CDE em nome do Instituto C&A.

Como o programa não atua mais diretamente nesta rede, o público alvo da pesquisa será composto por crianças que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental, que vieram de Centros Municipais de Educação Infantil em que o programa atuou. 

O consultor para projetos sociais Vlademir do Nascimento Rodrigues Machado, que faz a pesquisa nas escolas, explicou que os dados precisam ainda aprofundar informações e fazer uma avaliação de forma integral em conjunto. 

“O primeiro impacto que se pode observar é na escola e junto com alunos e professores vem da relação da própria escola no desenvolvimento de atividades, reunindo toda intensidade da questão do conhecimento sobre a Educação Infantil”.

A pesquisa pretende gerar restituição de informações em forma de relatório executivo à Secretaria Municipal de Educação e ao Instituto C&A, com a intenção que a pesquisa tenha amplo uso formativo. “A pesquisa vai mostrar o olhar do professor, dos pais e da comunidade” disse Vlademir Machado.

O instrumento utilizado pela pesquisa será uma entrevista avaliando quanto o programa foi importante com 80 pais ou responsáveis por alunos do Ensino Fundamental, oriundas de Centros Municipais de Educação Infantil que participaram do Programa Paralapracá. Incluindo ainda cinco professores de Ensino Fundamental que tenham contato direto com quatro alunos cujos os pais foram entrevistados.

A professora Lívia Maria Melo da Silva Correia, da Escola Municipal Professora Teresa Satsuqui Aoqui de Carvalho comentou que as alunas da sua turma vieram do CMEI Professora Antônia Fernanda Jales e já mostraram um desenvolvimento esperado para o primeiro ano letivo. 

“Considerando que já chegaram aqui com algum conhecimento com relação a linguagem matemática e a linguagem escrita, já tem domínio de alfabeto, com domínio de números iniciais e de cores. Então, prossegui com conteúdo do primeiro ano, foi mais tranquilo, considerando que as alunas já tinham uma base iniciada no CMEI”.

As entrevistas seguem até o próximo dia 04 de outubro nas seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, E. M. Professor Antônio Campos, E. M. Professora Almerinda Bezerra e E. M. Professor Bernardo Nascimento.

Tags: Instituto C&A pesquisa Prefeitura do Natal
A+ A-