Grupo de idosos dança na Praça Gentil Ferreira

Apresentação, aberta ao público, será às 16h30.

Redação,
O grupo de idosos Maria Alves da Costa apresenta um espetáculo de dança hoje (1º), na Praça Gentil Ferreira, às 16h30, aberto ao público.

O grupo, que faz parte da Associação Cultural do Bom Pastor, executará coreografias que fazem referência às danças folclóricas, como o Boi de Reis e o Pastoril Religioso.

Patrocinado pelo Programa BNB de Cultura 2008, o Projeto Memória Cultural na Tarde da Praça: Boi de Reis e Pastoril da 3ª Idade tem o objetivo de valorizar e ampliar o reconhecimento e a visibilidade das expressões culturais, principalmente as de identidade dessa faixa etária.

Segundo Cassiano Pontes Silva, coordenador do Projeto, ações que fortaleçam o grupo renovam a auto-estima dos dançarinos, favorecendo sua socialização no meio em que vivem, bem como o convívio pleno com outros idosos.

"Os participantes desse projeto também contribuem com a transmissão de conhecimentos para os jovens que fazem parte de outros grupos filiados à Associação. Afinal, os idosos são pessoas detentoras de conhecimento e vivências a serem ensinadas às demais gerações", afirma.

Atualmente, o Projeto conta com 35 componentes, sendo cinco homens e 30 mulheres. A Associação fica na região Oeste de Natal, mas há também participantes que residem nas zonas Leste e Norte.

Os ensaios são semanais, no bairro do Bom Pastor. A trilha musical e a coreografia do espetáculo foram produzidas pelo coreógrafo Dimas Carlos. O figurino foi feito por integrantes do próprio grupo.

A componente mais idosa do Projeto, Alaíde Pereira dos Santos, 87 anos, mora em Felipe Camarão, e não perde os ensaios.

"Eu sempre gostei de dançar. Quando soube desse grupo aqui, procurei logo entrar. Peço a Deus que me dê coragem e saúde para poder dançar muito ainda", destacou.

Confira o cronograma de apresentações:

1º/11 - Praça Gentil Ferreira, no Alecrim
14/11 - Praça Pe. João Maria, Centro
29/11 - Praça Cívica, Petrópolis
3/12 - Praça da Feirinha de Ponta Negra
27/12 - Praça Augusto Leite, Tirol

Todas as apresentações serão às 16h30 e gratuitas. Em breve, o grupo também levará o espetáculo para cinco cidades do interior do Estado, em cronograma a definir.

Fonte: BNB
A+ A-