Socorristas encontram 34 corpos de jovens soterrados na Indonésia

Autoridades já aumentaram para 1.234 o número de mortes causadas pelo terremoto, seguido de tsunami.

Da redação, Agência Brasil,
EFE

As equipes de resgate da Indonésia recuperaram os corpos de 34 menores de idade soterrados na ilha de Celebes, que na última sexta-feira (28) foi atingida por um terremoto de 7,5 graus na escala Richter e um tsunami que causaram mais de mil mortes, informou a Cruz Vermelha nesta terça-feira (2).

A porta-voz da Cruz Vermelha na Indonésia, Aulia Arriani, acrescentou que ainda há, no mínimo, 86 desaparecidos por causa das catástrofes.

Os menores, com idades entre 13 e 15 anos, foram surpreendidos por uma avalanche de lama enquanto participavam de um acampamento de estudo da bíblia em Sigi, uma região montanhosa no sul de Palu, a capital provincial.

Membros da mesma igreja, os jovens estavam longe da montanha quando a região foi sacudida pelo terremoto, mas foram engolidos pela avalanche 15 minutos depois

As autoridades indonésias já aumentaram para 1.234 o número de mortes causadas pelo terremoto. A tendência é de que o número continue a aumentar à medida que as equipes de resgate alcancem áreas até então inacessíveis.

Alemanha

A Alemanha anunciou a liberação de 1,5 milhão de euros para "ajuda imediata" aos afetados pelo terremoto na Indonésia, na última sexta-feira, "O alcance da destruição e da dor humana é estarrecedor", disse o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert.

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha iniciou um pequeno grupo de trabalho para estudar como esse dinheiro pode ser usado da forma mais rápida e eficaz, e está em contato com a Cruz Vermelha do país e o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha).

Palu, capital da província de Célebes Central, com uma população de 350 mil habitantes, e o vizinho distrito de Donggala, com 277 mil habitantes, são as áreas mais afetadas.

Entre 29 de julho e 19 de agosto deste ano foram registrados quatro tremores de magnitudes entre 6,3 e 6,9 na escala Richter e hipocentro na ilha indonésia de Lombok, nos quais pelo menos 557 pessoas morreram e quase 400 mil ficaram deslocadas.

Tags: Indonésia Mundo Terremoto tsunami
A+ A-