Sobe para 1.407 número de mortos pelo terremoto e tsunami na Indonésia

Grande maioria das vítimas é de Palu, capital da província de Celebes.

Da redação, Agência Brasil,
EFE/STR
Subiu para 1.407 o número de mortos por causa do terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter e do tsunami, que atingiram a ilha de Celebes.

As autoridades da Indonésia informaram hoje (3) que subiu para 1.407 o número de mortos por causa do terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter e do tsunami, que atingiram a ilha de Celebes na última sexta-feira (28). "Acreditamos que o número seguirá aumentando", disse o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, durante entrevista coletiva em Jacarta, capital do país.

O número de feridos em estado grave subiu para 2.549 e o de desaparecidos chega a 113. Além disso, as autoridades atendem a 70.821 pessoas em 141 abrigos e o registro de casas destruídas está em 65.733.

A grande maioria das vítimas é de Palu, capital da província de Celebes Central e com uma população de aproximadamente 350 mil habitantes. O restante é do distrito vizinho de Donggala e de partes de Sigi e Parigi Moutong, afirmou Sutopo.

A catástrofe começou na última sexta-feira com um terremoto de magnitude 6,1 que matou uma pessoa e feriu 20, seguido, três horas depois, pelo terremoto de 7,5 e o tsunami. O porta-voz da BNPB disse hoje que 63% dos indonésios na região de Celebes pelo terremoto e o tsunami não escutaram as sirenes de alerta de ondas gigantes.

Ele acrescentou que na Indonésia 71% da população nunca fizeram uma simulação de resposta aos desastres.

Tags: Indonésia mortos terremoto tsunami
A+ A-