Wilma de Faria encerrará série de Sabatinas Nominuto.com na próxima quarta-feira (10)

Evento será às 19h, na Fiern, e encerra o ciclo de sabatinas de 2008.

Redação,
Vlademir Alexandre
A Sabatina com Wilma de Faria também será aberta ao público.
A série de Sabatinas Nominuto.com de 2008 será encerrada com a governadora  Wilma de Faria. Será na próxima quarta-feira (10), às 19h, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte.

Como em todas as Sabatinas, a entrevista será conduzida pelo diretor-geral do Nominuto.com, Diógenes Dantas e pela equipe do portal e  será aberta à participação do público e também dos internautas.

A Sabatina Nominuto.com foi uma inovação do portal Nominuto.com com um formato de entrevista inédito na imprensa potiguar. O projeto foi inspirado nas grandes entrevistas realizadas pelos renomados jornais do país, como Folha de São Paulo e O Globo.

A estréia aconteceu no dia 15 de fevereiro com o presidente do Senado, Garibaldi Alves. Na sabatina, Garibaldi chegou a declarar que uma aliança com Wilma em Natal seria "uma burrice". O senador, que tinha sido eleito presidente do Senado há pouco tempo, também disse que tinha muito apoio no Senado. "Eu não estou pregando no deserto", disse.

Já o senador José Agripino (DEM), segundo participante da Sabatina, pareceu prever o fim da aliança com o senador Garibaldi Filho (PMDB) nas eleições dos maiores municípios do estado. Relembrando a campanha de 2006, onde o democrata conseguiu a eleição de Rosalba Ciarlini (DEM) para o Senado e apoiou Garibaldi na campanha para o Governo – onde Wilma saiu vitoriosa –, Agripino falou sobre a estranheza que a aliança com o PMDB gerou na população.

“Quando íamos para os comícios em regiões em que Garibaldi tinha grande votação, eu via que aquela platéia não era a minha platéia”, disse o líder do Democratas no Senado.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, também participou do evento. Na terceira edição da Sabatina, o filho de Agnelo Alves admitiu os problemas que teve com Wilma de Faria durante o processo de eleição da Fermurn, mas disse que tudo já estava superado. Sobre o "acordão", como ficou conhecida a aliança em torno da candidatura de Fátima Bezerra para a Prefeitura do Natal, o prefeito disse que não havia relação com a eleiçãod e 2010.

"Durante todo esse processo de aliança, reafirmo que a questão de 2010 não foi colocada. Fátima foi escolhida em virtude de sua militância, do seu amadurecimento político", disse.

O prefeito Carlos Eduardo, ainda, afirmou que pode ser candidato a qualquer cargo em 2010, menos o de senador. "Me tire desse imprensado", brincou.

Além de nomes da política, a Sabatina Nominuto.com entrevistou pessoas de expressão em outras áreas, como o neurocientista Miguel Nicolelis. O cientista falou principalmente sobre o seu trabalho à frente do Instituto de Neurociência de Natal e das pesquisas que está realizando com neuropróteses na Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

“Meu sonho é transformar o RN no Estado da ciência”, enfatizou Nicolelis, ao dizer que até bem pouco tempo o Brasil não reconhecia a ciência, enquanto em países desenvolvidos a ciência é prioridade.

O Nominuto.com também realizou sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Natal, em duas edições. Diferente do debate, a Sabatina deu a cada candidato o mesmo espaço e a oportunidade de responder as mesmas perguntas (em cada edição). Na primeira, compareceram os candidatos Fátima Bezerra, Sandro Pimentel, Pedro Quithé e Miguel Mossoró.

A deputada federal Fátima Bezerra alertou que “a drenagem (de Natal) é problema crucial. Solução técnica existe vamos buscar recursos da ordem de R$ 500 milhões para drenar toda a cidade”.

Pedro Quithé enfatizou a educação na capital. “Temos uma grande demanda reprimida de jovens. Queremos criar uma faculdade municipal para qualificar os professores e funcionários e também a escola em tempo integral, com salário mínimo de R$ 1.000”.

Sandro Pimentel disse que “Natal é uma cidade com muitos recursos, o que falta é priorizar os serviços”. Por fim, Miguel Mossoró destacou o programa onde sua equipe de governo iria visitar todas as casas e favelas de Natal.

Na segunda etapa participaram Micarla de Sousa, Joanilson Rêgo, Wober Junior e Dário Barbosa. Micarla de Sousa, disse que desde o ano passado o partido Verde estava elaborando um plano de governo. Ela criticou a propaganda de autopromoção do gestor e disse que em sua gestão a propaganda será educativa.

Joanílson Rêgo, disse que se eleito prefeito de Natal, procuraria se relacionar da melhor maneira possível com os vereadores. Wober Junior falou que teria um projeto para Natal para os próximos dez anos e que uma das principais metas seria a legalização dos imóveis. Dário Barbosa disse que se administração iria se pautar em estimular os conselhos de moradores dos bairros.

A sétima Sabatina Nominuto convidou o superintendente de Promoção de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Paulo Alexandre Silva, que falou sobre a situação da energia no Rio Grande do Norte e no Brasil, o significado da área pré-sal,  biocombustíveis e a 10a. Rodada de Licitações.

A Sabatina Nominuto.com é transmitida ao vivo pelo Nominuto.com  e pela Cabo TV. A Sabatina tem o apoio da Plugtech do Brasil, Digizap, Fiern e Rits Comunicação.
A+ A-