Distrito Federal e 14 estados começam a vacinação contra febre aftosa

Previsão do Ministério da Agricultura é que, até 30 de novembro, sejam vacinados 129 milhões de animais.

Agência Brasil,
Começou hoje (1º) em 14 estados e no Distrito Federal a imunização de ovinos, caprinos e bovinos contra a febre aftosa. Essa é a segunda etapa da campanha, que no mês passado já havia começado em Rondônia, Amapá, Acre e Mato Grosso do Sul.

A previsão do Ministério da Agricultura é que, até 30 de novembro, sejam vacinados 129 milhões de animais nesses estados. As campanhas de vacinação têm o objetivo de “imunizar o rebanho, preservar o status sanitário obtido pelos estados e, assim, aumentar o mercado exportador de produtos agropecuários brasileiros”, diz a nota do Ministério.

Mesmo não sendo contagiosa aos seres humanos, o Brasil já sofreu embargos de outros países em relação às exportações de carne bovina devido a focos de febre aftosa.

Além de armazenar as vacinas em temperaturas entre 2º C e 8º C até serem aplicadas nos animais, os produtores devem declarar a vacinação nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária em que estão cadastrados ou nos órgãos responsáveis pelo combate da doença. Segundo a nota do Ministério da Agricultura, a declaração deve ser feita até 15 dias após a vacinação.
A+ A-