Fidel está saudável e lúcido, diz Lula

“A impressão que eu tenho é que o Fidel está muito bem de saúde", afirmou o presidente.

Agência Brasil,
Valter Campanato/ABr
Vice-presidente de Cuba, Raúl Castro, e presidente Lula
Havana (Cuba) - Depois de um dia de incerteza quanto ao esperado encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o líder cubano Fidel Castro, os dois se reuniram por cerca de duas horas e meia no final da tarde de terça-feira (15).

Lula disse que vinha acompanhando o estado de saúde de Fidel pela imprensa e que ficou feliz por ter podido se encontrar com seu “companheiro”. Segundo ele, Fidel está saudável e lúcido.

“A impressão que eu tenho é que o Fidel está muito bem de saúde, que está com uma lucidez como nos melhores momentos”, disse Lula pouco antes de embarcar de volta ao Brasil, no aeroporto de Havana. O presidente interino de Cuba, Raúl Castro, acompanhou Lula no aeroporto.

“Penso que Fidel está pronto para assumir o papel político que ele tem na história, no mundo globalizado, na humanidade”, completou, ao reiterar a paixão que sua geração tem pela revolução cubana.

O governo cubano divulgou quatro fotos do encontro dos dois presidentes. Em uma delas, Lula está tirando uma fotografia de Fidel. Magro e com a barba mais curta, o líder cubano parece bem-humorado e tranqüilo, vestido com um agasalho esportivo e tênis preto.

O último encontro de Lula e Fidel ocorreu em julho de 2006, poucos dias antes de o líder cubano ser hospitalizado, durante a Cúpula do Mercosul e Estados Associados realizada na cidade argentina de Córdoba.
A+ A-