Evo chega ao México como asilado político e diz que 'luta continua'

Ex-presidente boliviano viajou ao país em aeronave da Força Aérea mexicana.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Eduardo Verdugo/AP Photo
Evo Morales desembarcou na tarde desta terça-feira no eroporto da Cidade do México, depois de aceitar a oferta de asilo político.

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales chegou nesta terça-feira (12) ao aeroporto da Cidade do México depois de aceitar a oferta de asilo político feita pelo mandatário mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

Ele foi recebido pelo chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, ao desembarcar de um avião da Força Aérea do México. Depois de deixar a Bolívia na noite de segunda, o avião com o líder indígena fez uma escala no Paraguai para reabastecer antes de iniciar um percurso mais longo que o planejado para cruzar a América Latina.

O ex-presidente disse que "a luta continua", e que somente haverá paz em seu país quando houver "justiça social".

"Graças ao México, a suas autoridades, mas também quero dizer que, enquanto eu tiver vida, continuarei na política; enquanto eu estiver no trem da vida, a luta continua. E temos certeza de que os povos têm todo o direito de libertar-se", disse em uma primeira declaração no hangar do Exército mexicano.

O ex-presidente boliviano, que recebeu asilo por "razões humanitárias" e por correr risco de morte, segundo as autoridades mexicanas, chegou ao hangar do Sexto Grupamento Aéreo Internacional, antigo hangar presidencial, do aeroporto da Cidade do México por volta das 11h15 (14h15 de Brasília).

Tags: asilo no México Bolívia Evo Morales
A+ A-