Festival vai gravar DVD dos shows

Mais de 20 profissionais, entre câmeras, produtores e técnicos de áudio, estão envolvidos na iniciativa.

Isabela Santos,
Kenia Castro/Cedida
Foca: "Uma das grandes forças do nosso trabalho é gerar conteúdo de cultura"
A grande novidade do Festival DoSol 2008 será a gravação de um DVD com as apresentações de todas as bandas.

"Uma das grandes forças do nosso trabalho é gerar conteúdo de cultura e sempre tentamos fazer um registro como esse. Para se ter uma idéia do que representa esse filme, nenhum festival de música independente conseguiu registrar em áudio e vídeo algo como faremos no DoSol", diz o produtor Anderson Foca.

A coordenadora do festival, Ana Morena Tavares, é também diretora geral do DVD e diz que o projeto foi minuciosamente planejado.

"Estamos chamando pessoas que entendem a música nova, tanto para o registro de áudio como para o de vídeo. Será uma experiência interessante, até porque não é um show montado para virar DVD e sim, um registro do festival com ele em ação. Estamos ansiosos pelo resultado", conta Morena.

A equipe encarregada pela gravação é composta por mais de 20 profissionais entre câmeras, produtores e técnicos de áudio. Duas ilhas de registro de áudio serão instaladas e vão ser coordenadas pelo Estúdio RockLab (Goiânia) e Estúdio DoSol.

A gravação foi discutida em reunião com as bandas locais que vão participar do evento. Todas renunciaram aos cachês que receberiam no festival em troca do vídeo, que também poderá ser usado individualmente pelos grupos como clipe.

"Esses registros ao vivo são importantes para que as bandas tenham um bom material para mostrar em outros festivais e demais agentes e contratantes e para que o produtor e as pessoas tenham uma noção real do que aconteceu no momento, como estava o clima e como é toda a correria", diz Fabrício Nobre, integrante do grupo goiano MQN, que se apresenta hoje (1º), e presidente a Abrafin (Associação Brasileira dos Festivais Independentes).

O Festival DoSol é uma realização do selo DoSol com o patrocínio da Oi e do Praia Mar Hotel, por meio da Lei Câmara Cascudo, e apoio da Oi Futuro, Cerveja Sol, Trama Virtual e da Diginet. O Festival DoSol é afiliado da Associação Brasileira de Festivais Independente - Abrafin.
A+ A-