Coronavírus já é detectado em 45 países do mundo, em todos os continentes

São mais de 81 mil casos confirmados em todo o mundo e 2.801 mortes. Novos países entraram na lista de casos nesta quarta-feira, como Noruega e Paquistão.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Mulher usando máscaras caminha diante da Catedral de Milão, na Itália; país já registrou 14 mortes.

O coronavírus continua rapidamente se espalhando pelo mundo e já foi detectado em pelo menos 44 países, fora da China, em todos os continentes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Mas a cada momento novos países fazem anúncios de casos, ainda não contabilizados pela OMS.

São mais de 81 mil casos confirmados em todo o mundo (78.630 na China e 3.474 em 44 países) e 2.801 mortes. Novos países entraram na lista de casos da OMS nesta quinta-feira, como Noruega e Paquistão. Mas outras nações, como Dinamarca, Estônia e Afeganistão, também fizeram anúncios hoje.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que "estamos em um ponto decisivo". Segundo ele, nos últimos dois duas, o número de novos casos reportados no resto do mundo superou o número de novos casos na China. "E nas últimas 24 horas, sete novos países reportaram casos pela primeira vez: Brasil, Geórgia, Grécia, Macedonia do Norte, Noruega, Paquistão e Romênia", disse.

"Minha mensagem para cada um desses países é: está a sua janela de oportunidade. Se você agir agressivamente agora, você pode conter esse vírus. Você pode impedir pessoas de ficarem doentes. Você pode salvar vidas. Então meu conselho para esses países é se mover rapidamente", afirmou Tedros.

"Este vírus não é influenza. Com as medidas corretas, pode ser contido. Essa é uma das principais mensagens da China. A evidência que temos é que não parece haver uma ampla transmissão da comunidade", continou o diretor-geral em seu comunicado diário sobre a epidemia.

Ele citou que na cidade de Guangdong, cientistas testaram mais de 320.000 amostras da comunidade e apenas 0,14% delas foi positivo para o Covid-19. "Isso sugere que a contenção é possível", afirmou. "De fato, existem muitos países que fizeram exatamente isso. Vários países não registram um novo caso há mais de duas semanas: Bélgica, Camboja, Índia, Nepal, Filipinas, Rússia, Sri Lanka e Vietnã."

Tags: coronavírus OMS
A+ A-