Arte contemporânea é exposta no 2º Salão de Artes Visuais

Raio-laser, técnicas fotográficas modernas, fotocópias, tintas e outros materiais se misturam e interagem entre si.

Isabela Santos,
Fotos: Isabela Santos
Goleiros, de Henrique José ganhou prêmio-aquisição
A arte se renova cada vez mais com as intervenções tecnológicas. A Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) abre com um coquetel nesta sexta-feira (14), às 19h, o 2º Salão de Artes Visuais Abraham Palatnik, que premiou as obras mais inovadoras e criativas. A exposição ficará aberta ao público até 10 de dezembro, das 9h às 17h, na Biblioteca Câmara Cascudo. 

Segundo a presidente da Funcarte, Isaura Rosado, a exposição funciona como uma ponte entre a tecnologia e a inovação. “Ela pretende estimular e difundir a produção da arte que utiliza tecnologia”, fala. 

As peças misturam diversos aparatos tecnológicos. Raio-laser, técnicas fotográficas modernas, fotocópias, tintas e outros materiais se misturam e interagem para criar arte. 

“A idéia desse salão é a inventabilidade. Os trabalhos são de artistas inventores”, diz a coordenadora e curadora do Salão, Tânia Andrade. 

Seguindo sugestão da comissão julgadora da primeira edição, a Fapern fez uma mudança na premiação dos trabalhos. Na segunda edição do Salão, foram conferidos três prêmios-aquisição no valor de R$ 2,5 mil para os melhores avaliados pela Comissão Julgadora. 

As obras contempladas foram a instalação Goleiro, do fotógrafo Henrique José; o painel Led message for you, de Jean Sartief; e Madonas de Artur Sousa. 

Os outros 17 artistas receberam o valor de R$ 500 como incentivo à produção de sua obra. "O fato é que os artistas têm custos para produzirem as suas obras que estarão à mostra do público. Esse incentivo garante a produção", explica Tânia Andrade. 

Inscreveram-se 44 artistas com 72 obras. Para os trabalhos que não foram selecionados, foi aberto um espaço para exposição na biblioteca. 

Na ocasião, será lançada a nova edição da Revista Ciência (publicação da Fapern) com o catálogo completo dos dois salões.
A+ A-