Ricardo Motta é favorito, mas Ezequiel tenta viabilizar nome

Presidente da AL busca reeleição, e articula parceria com o governador Robinson Faria.

Diógenes Dantas,
Assembleia Legislativa
Deputado Ricardo Motta (PROS) deve ser reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa no próximo domingo (1º).

O deputado Ricardo Motta (PROS) inicia a semana como franco favorito para conquistar mais um mandato como presidente da Assembleia Legislativa. A eleição está marcada para o próximo domingo (1º), dia da posse da nova legislatura.

As articulações para a escolha da futura mesa diretora da casa legislativa ocorrem de modo silencioso. Além do cargo de presidente, estão em jogo os de 1º e 2º vice-presidente, e os da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª secretarias com suas verbas, cargos e influências.

O orçamento anual da AL é de R$ 230 milhões.

Os 24 parlamentares estão distribuídos em 13 legendas. O PMDB possui a maior bancada, com 5 deputados, seguido do PROS com 4 parlamentares. O PSD, partido do governador Robinson Faria, tem apenas 3 deputados.

Chapa única

ezequiel_ferreira_370A tendência é de chapa única encabeçada por Ricardo Motta no domingo, mas o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) tenta se viabilizar como nome do grupo do governador.

O apoio de Robinson Faria no jogo da eleição da AL ainda é uma incógnita. "A exemplo do que ocorreu na Femurn (Federação dos Municípios), se o governador trabalhar um nome, leva a presidência da Assembleia. Mas ele corre o risco de ver a casa rachada. Ninguém sabe se ele quer pagar esse preço", comenta um dos deputados.

Além de Ezequiel, outros nomes ligados a Robinson tentaram se viabilizar: Gustavo Carvalho (PROS), Galeno Torquato (PSD) e Álvaro Dias (PMDB).

Segundo uma fonte ligada ao governo, Robinson disse ao deputado José Dias (PSD), eleitor de Motta, que não vai se meter na eleição da Assembleia.

Ezequiel, Gustavo, Álvaro, Galeno ou outro deputado tem uma semana para evitar a reeleição de Ricardo Motta. Tarefa difícil.

A sessão de posse e eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa está marcada para às 16h, do próximo domingo. Na segunda-feira (2), o governador Robinson Faria vai ler sua primeira mensagem anual em sessão solene da casa legislativa.

Composição da futura legislatura:

PMDB:

Álvaro Dias

Ezequiel Ferreira

Gustavo Fernandes

Hermano Morais

Nelter Queiroz


PROS:

Albert Dickson

Gustavo Carvalho

Raimundo Fernandes

Ricardo Motta


PSD:

Disson Lisboa

Galeno Torquato

José Dias


DEM:

Getúlio Rego

José Adécio


PSB:

Márcia Maia

Tomba Farias


PDT:

Agnelo Alves


PTdoB:

Carlos Augusto Maia


PCdoB:

Cristiane Dantas


PT:

Fernando Mineiro


PR:

George Soares


PMN:

Jacó Jácome


SDD:

Kelps Lima


PHS:

Manoel Cunha Neto (Souza)

Tags: Presidência da Assembleia Ricardo Motta
A+ A-