Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar remonta história do Estado e da ALRN

Espaço atrai cerca de 500 visitantes por mês, em sua maioria estudantes do ensino médio e superior.

Rafael Araújo,
Rafael Araújo/Nominuto.com
Com intenção de recontar a história do Estado e do legislativo, memorial também tem levado material histórico a cidades do interior do RN.
SELO-ASSEMBLEIACriado em 2009 através de uma resolução da presidência da Casa à época, o Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar fica dentro da sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, localizada em frente à praça dos Três Poderes, na cidade Alta, em Natal. Segundo o curador do memorial, Plínio Sanderson, o espaço remonta não só a história do legislativo, como de todo o Estado.

O curador disse ainda que o memorial do legislativo tem atraído cerca de 500 visitantes por mês. Geralmente, o espaço é frequentado e uma exposição itinerante também leva o conhecimento histórico principalmente a estudantes de escolas e instituições federais de ensino superior e universidades.

MEMO-h2

“Nós fazemos esse trabalho de remontar a história do Estado através do memorial que fica dentro da Assembleia, mas também temos levado peças de exposição em uma espécie de memoria itinerante, que tem percorrido e ainda vai percorrer diversas cidades, escolas e instituições de todo o RN”, revelou.

No ano passado, uma ação da memória itinerante ocorreu no shopping Midway Mall, principal centro comercial da capital potiguar. Ainda de acordo com Plínio Santos, a ação de levar materiais para expor dentro do shopping também tem aumentado o número de visitantes no memorial.

“A ação itinerante no Midway foi um sucesso, a exposição foi bem frequentada e a partir de então também tivemos aumento no número de visitas no nosso memorial”, destaca o curador.

Livro conta a história da criação dos municípios do RN

Com o objetivo de fazer uma remontagem da história dos municípios potiguares, os servidores do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar estão elaborando um livro que conta como foi o processo de criação das cidades do Rio Grande do Norte. Segundo a redadora Thais Marques, a publicação irá abordar todos 167 municípios do Estado, o foco é aqueles que foram criados através da Assembleia Legislativa, a partir de projetos de lei que tramitaram na Casa.

“Esse livro foi idealizado devido à necessidade de contar a história legislativa da criação dos municípios a partir dos arquivos da Assembleia. No entanto, cerca de 80 cidades ‘nasceram’ antes da criação da AL e também serão abordadas no livro através de um trabalho de pesquisa que realizamos junto a Biblioteca Nacional”, destaca.


Sobre os municípios criados a partir de projetos de lei da Assembleia Legislativa, a histórias desses será contada através de registros históricos de processos que constam na Casa legislativa.

“Aqueles que não temos os registros, principalmente os que foram criados antes das assembleias, faremos um resgate histórico através de material de pesquisa que encontramos na Biblioteca Nacional, mas os que foram criados através de projetos de lei terão essa história detalhada através dos registros legislativos”, revela Thais Marques. 


Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar

Localização: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Praça dos Três poderes, Cidade Alta, Natal).

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 15h.

Data de criação: 30 de setembro de 2009, criado a partir da resolução 055/2009.

Memória itinerante: serviço do memorial que leva material histórico do acervo a escolas, universidades, institutos federais de ensino e cidades do interior para transmitir conhecimento sobre a remontagem da história do Rio Grande do Norte e do legislativo potiguar. 

Tags: Assembleia Legislativa Legislativo Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar
A+ A-