Deputados se posicionam contra tombamento do prédio do antigo Hotel Reis Magos

Prefeitura do Natal, Iphan e Conselhos de Cultura e de Turismo já se posicionaram contra a medida.

Da redação, Assembleia Legislativa,
Kelps fez um apelo à governadora Fátima Bezerra para que o governo mantenha a posição do Iphan contra o tombamento.

O deputado estadual Kelps Lima (SDD) se pronunciou na sessão desta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa, sobre a polêmica em torno do tombamento do antigo Hotel Reis Magos, em Natal. Ele fez um apelo à governadora Fátima Bezerra (PT) para que o Governo mantenha a posição do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo não tombamento do prédio.

“Faço um apelo à governadora para que ela encerre esta novela; nós precisamos que seja dado àquele espaço o destino que a iniciativa privada quer dar”, disse Kelps, lembrando que o antigo hotel foi vendido a uma empresa de Recife que já fez uma reforma, portanto não se trata mais de uma construção original. “Que se transforme em um local que gere emprego e não se mantenha aquele imóvel acabado, sujo, que só atrai imagem negativa numa área tão nobre”, reforçou Kelps.

Para o deputado, manter o tombamento do antigo hotel será um “desestímulo” aos empresários que querem investir no Rio Grande do Norte. “Tombar será um equívoco brutal”, disse Kelps, que recebeu apoio do deputado José Dias (PSDB). “Fui à inauguração, convivi com a parte social, tenho lembranças do hotel, mas sou racional e aquele prédio não tem condição de ser reaproveitado”, aparteou José Dias. “É um crime contra o Rio Grande do Norte não transformar a área em um setor de progresso”, encerrou Dias.

O deputado Ubaldo Fernandes (PL) também aparteou Kelps Lima e disse que o antigo hotel não passa de um ‘escombro’. Ele lembrou que os Conselhos de Cultura e de Turismo, a Prefeitura de Natal e o Iphan já se posicionaram contra o tombamento. O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) foi outro que se posicionou contrário ao tombamento. “Não podemos ficar no saudosismo, aquele hotel tem que ir para o chão mais que rapidamente, madrugadamente, e quem não gostar compre um cartão postal”, alfinetou Gustavo.

O parlamentar disse que vai comprar um cartão postal e doar a quem quiser manter a imagem do antigo hotel. “Quando tiver saudade é só abrir a gaveta”, disse Gustavo. O deputado Kelps Lima encerrou o discurso torcendo que a governadora atenda ao ‘desejo do natalense que quer ver ali outro empreendimento’.

Tags: Assembleia Legislativa Hotel Reis Magos tombamento
A+ A-