Torta de frango: refeição leve e que agrada

Depois de pronta, pode ser congelada e virar um curinga na geladeira.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Gabriela Biló
Saber fazer uma boa torta salgada, como esta de frango, é uma daquelas habilidades que podem salvar alguém na cozinha.

Caseira por excelência, a torta de frango se presta a diferentes papéis: acompanhada de salada de folhas vira uma refeição leve, pode servir como escolta para uma sopa ou fazer par com uma carne assada.

E tem a vantagem de poder ser congelada prontinha desde que bem embalada em plástico – na hora de servir é só descongelar em temperatura ambiente e aquecer. Confira a receita!

Ingredientes

Para a massa:

280g de manteiga
2 ovos e 1 gema para pincelar
420g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
3 ou 4 colheres (sopa) de água fria

Para o recheio:

2 peitos de frango sem osso
1/2 xícara de vinho branco
1 e 1/2 cebola
1/2 xícara (chá) de salsinha fresca
1/2 xícara (chá) de azeite
2 ou 3 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho
1 lata de tomates pelados
1 lata de ervilha
1 gema
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída a gosto

Preparo

1 - Comece o preparo da massa misturando o ovo e a manteiga. Acrescente a farinha e o fermento aos poucos, apertando com os dedos. Por último, ponha o sal e amasse até formar uma massa homogênea. Se precisar, acrescente água gelada (aproximadamente 2 ou 3 colheres de sopa) para dar liga. 

2 - Divida a massa em três partes – faça uma bola com uma das partes, enrole em filme plástico e deixe na geladeira para usar na hora de cobrir a torta. A massa restante (as outras duas partes) será usada para forrar a forma. 

3 - Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, usando um rolo até ficar fina.

4 - Unte com manteiga o fundo e as laterais de uma forma removível e polvilhe farinha de trigo. Forre o fundo e as laterais da forma com a massa.

5 - Cubra com filme plástico e mantenha na geladeira por no mínimo meia hora para deixar a massa crocante.

6 - Tire a forma da geladeira, remova o plástico, fure a massa com um garfo várias vezes e cubra com papel manteiga. Ponha feijões por cima do papel manteiga (ou qualquer outro grão, a ideia é fazer peso e impedir o crescimento da massa enquanto assa). Asse a massa em forno preaquecido por aproximadamente 25 minutos. Tire o papel manteiga e os feijões e espere esfriar antes de rechear. 

7 - Prepare o recheio: bata meia cebola e meio dente de alho com sal, pimenta e salsinha num processador (ou pique em pedaços muito pequenos). Esfregue no frango.

8 - Corte o frango em pedaços, ponha numa tigela com os temperos e o vinho e deixe marinar por meia hora.

9 - Tire o frango do tempero e doure em uma caçarola com o óleo quente, virando para dourar de todos os lados. 

10 - Junte a marinada e vá colocando 1 ou 2 colheres (sopa) de água, aos pouquinhos, mexendo até a carne pegar cor. Tire do fogo e deixe esfriar.

11 - Desfie o frango. Reserve.

12 - Ponha o azeite numa caçarola grande, refogue a cebola picada por dois minutos, adicione o alho, refogue mais um minuto, junte os tomates pelados. Deixe cozinhar por mais dois ou três minutos. Tempere com sal e pimenta. Adicione o frango refogado e as ervilhas escorridas, misture e deixe cozinhar mais alguns minutos.

13 - Tire o recheio do fogo, misture a gema crua e espalhe o recheio sobre a massa previamente assada.

14 - Tire a bola de massa restante da geladeira, abra apertando com as mãos e termine usando um rolo até deixar a massa fina.

15 - Cubra a torta já recheada com a massa que estava na geladeira. Pincele uma gema de ovo por cima e asse em forno preaquecido por mais 20 minutos aproximadamente, até dourar. Sirva quente.

Tags: gastronomia torta de frango
A+ A-