Tempo frio pede uma sopa de legumes e chips de presunto cru

Basta a temperatura baixar um pouco que todo mundo já se anima para bom prato quentinho.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Werther Santana
Um dos mais antigos alimentos da humanidade, a sopa segue até hoje se reinventando e agradando todos os paladares.

Um dos alimentos mais antigos da humanidade, a sopa era originalmente apenas um líquido ralo e quente com pedaços de pão. E foi dessa forma muito simples que, durante a Idade Média, chegou a todas as mesas. Só no século 16, graças à Catarina de Médicis, italiana elegante que se casou com o rei Henrique II da França, que começaram a surgir receitas mais elaboradas. Hoje a sopa faz sucesso no mundo todo, em diferentes versões, ralas e espessas, quentes ou frias, leves ou consistentes.

Os métodos de preparo e ingredientes variam, mas a base para essas sopas é uma só, um caldo. Quer uma dica? Faça bastante de uma vez e congele para usar quando quiser.

Para a receita deste domingo, a mais reconfortante das sopas. Ela é cremosa, simples, cheia de sabor, e muito fácil de fazer. Vale a pena servir acompanhada de folhas de sálvia fritas, bem sequinhas, e chips de presunto cru. A sálvia dá um toque de outono e o presunto reforça o sabor, dá graça e um toque crocante.

Ingredientes:

1/4 xícara (chá) de azeite ou 60 ml;
1 cebola média picada em cubos;
1 cenoura grande sem casca cortada em cubos;
2 talos de salsão cortados em cubo;
2 batatas médias descascadas e cortadas em cubos;
1 lata de tomates pelados com o suco, picados grosseiramente;
4 xícaras de caldo de legumes;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
8 fatias de presunto tipo Parma;
16 a 20 folhas de sálvia;
1 colher (sopa) de manteiga.

Modo de preparo:

Refogue a cebola no azeite até murchar e amolecer, junte a cenoura e o salsão e refogue por uns cinco ou seis minutos, mexendo. Adicione a batata, refogue por mais dois ou três minutos, junte o tomate pelado (grosseiramente picado) com o suco, o caldo de legumes e cozinhe em fogo baixo por 15 a 20 minutos.

Ponha as fatias de presunto numa assadeira e leve ao forno médio ou até ficar crocante (uns dez minutos). Tire do forno e deixe esfriar sobre papel toalha, sem abafar para não amolecer. Se preferir, toste as fatias no micro-ondas sobre uma folha de papel toalha.

Derreta a manteiga numa frigideira e frite as folhas de sálvia (depois de limpas e secas) até ficarem crocantes. Escorra e ponha em papel manteiga, sem abafar para não murchar.

Tire os legumes do fogo e, com a ajuda de uma concha, ponha os sólidos no liquidificador (reserve o líquido na panela para usar em seguida). Bata os legumes no liquidificador ou processador até obter um creme grosso. 

Despeje o creme de volta à panela em que está o líquido. Mexa para misturar.

Volte a panela ao fogo, tempere a sopa com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Tire do fogo, distribua a sopa em quatro pratos fundos, acomode dois chips de presunto na lateral de cada prato (ou, se preferir, sirva num potinho à parte). 1

Distribua as folhas de sálvia fritas entre os pratos e sirva quente. Pronto!

A+ A-