Suflê de pasta de avelã para os fãs de Nutella

Receita foi inspirada em um clássico paulistano, o suflê de goiabada com calda de Catupiry, do Carlota.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Daniel Teixeira
Receita do suflê foi feita usando-se Nutella em vez da goiabada cremosa e uma calda de chocolate amargo.

Suflê doce sempre impressiona e dá a ideia de uma sobremesa elaborada. Mas não é. Ao contrário, é fácil, rápida e combina bem com outono e inverno. Esse suflê foi inspirado num clássico paulistano, o suflê de goiabada com calda de Catupiry, do Carlota – ele está no cardápio desde a abertura do restaurante da chef Carla Pernambuco, em 1995, numa simpática casa de tijolinhos brancos em Higienópolis, e faz tanto sucesso que, mesmo com todas as mudanças de cardápio ao longo dos anos, ele continua na carta, os clientes não deixam tirar. 

A receita foi feita usando-se Nutella em vez da goiabada cremosa e uma calda de chocolate amargo (simples, só com chocolate derretido com um pouco de leite). Suflê e calda têm de ser servidos quentes – e imediatamente, porque ele murcha rapidinho. Mas é rápido de assar, então a dica é deixar tudo pronto no refratário e levar ao forno só na hora de servir. A calda também pode ficar pronta e ser reaquecida antes de ir à mesa (se precisar, adicione um pouquinho mais de leite para deixá-la mais líquida).

Ingredientes

4 claras
1 pitada de sal
220g de pasta cremosa de avelãs 
100g de chocolate amargo
2 colheres (sopa) de leite

Preparo

1 - Bata as claras em neve. Adicione a pitada de sal quando as claras começarem a subir. Bata até obter picos firmes.

2 - Comece a colocar a pasta de avelãs, aos poucos, assim que as claras estiverem firmes, mexendo com cuidado para não estragar a textura. Misture até obter um creme de cor homogênea.

3 - Unte quatro potinhos do tipo ramequin com manteiga e polvilhe com açúcar e distribua a massa neles. Se preferir, use apenas uma única tigela que possa ir à mesa. 

4 - Asse os suflês em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente dez minutos, ou até que a superfície esteja firme e dourada.

5 - Derreta o chocolate pouco antes de tirar os suflê do forno: pique o chocolate, ponha numa panelinha pequena e deixe aquecer um pouco antes de adicionar o leite. Desligue o fogo e mexa para derreter. Ponha numa jarrinha.

6 - Tire o suflê do forno e sirva imediatamente, com a calda quente.

Tags: gastronomia suflê de pasta de avelã
A+ A-