Prepare uma deliciosa maxixada para o almoço com a família

Ingrediente rústico e muito nutritivo é o grande diferencial desta receita.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Neide Rigo
Maxixada é um prato com bastante nutrientes, sabor único e muito apreciado nas regiões Norte e Nordeste.

O maxixe é um ingrediente incrível: rústico, nutritivo e, a quem possa interessar, não tem quase nada de calorias. É uma planta rasteira ou trepadeira e cresce no clima quente. A hortaliça foi apropriada pela culinária popular do Norte e do Nordeste, gerando pratos deliciosos, como é o exemplo dessa maxixada.

A receita é simples, mas leva um pouco de tempo até ficar pronta. No entanto, vale muito a pena prepará-la e reunir a família no almoço do domingo. Nesta, rende cerca de oito porções.

Vamos aos ingredientes!

1 cebola roxa
1/4 de cada pimentão: do verde, do amarelo e do vermelho
4 ramos de coentro
1 ramo de cebolinha
20 maxixes lavados, raspados e cortados ao meio, de comprido
3 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara de leite de coco

Modo de preparo:

Pique a cebola, o pimentão, o coentro e a cebolinha e guarde um pouco para o final. Depois, coloque numa panela o restante dos temperos, os maxixes, o alho e água suficiente para cobrir. Tempere com alho, sal e pimenta-do-reino.

Tampe e deixe cozinhar por 20 minutos ou até o legume amaciar e a água secar. Se for preciso, junte mais água quente. Cubra com leite de coco, junte a cebola e o pimentão reservado (pique mais fino), abaixe o fogo e espere aquecer.

Por último, espalhe por cima o coentro reservado e a cebolinha e sirva. Pode ser prato único ou com arroz, farinha, peixe, carne.

Tags: Gastronomia Maxixada
A+ A-