Prepare uma deliciosa lasanha de cogumelos neste domingo

Receita pode até dar um pouco de trabalho, mas vale cada minuto gasto na sua preparação.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Gabriela Biló
Lasanha de cogumelos demora um pouco para ficar pronta, mas recompensa cada minuto que demorou para chegar até à mesa.

Esta lasanha dá um pouco de trabalho, mas é tão boa que vale cada mexida para engrossar o molho bechamel. São três preparos separados, antes da finalização: você tem de cozinhar a lasanha, preparar o molho de cogumelos secos e o molho bechamel. Depois, é só montar a lasanha intercalando camadas de massa e molho e levar ao forno.

Ingredientes:

500g de massa para lasanha;
Queijo ralado a gosto;
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para o bechamel:

500 ml de leite;
50g de manteiga;
4 colheres (de sopa) de farinha de trigo;
Noz-moscada a gosto;
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para o molho de funghi

50g de cogumelos secos;
2 xícaras (chá) de água morna;
1 cebola média;
3 colheres (sopa) de salsinha;
60 ml (3 colheres de sopa) de azeite extravirgem.

Modo de preparo:

Cozinhe as folhas de massa separadamente em abundante água fervendo com sal. Escorra a massa, mas não empilhe para não grudar. Reserve.

Molho bechamel:

Aqueça o leite e reserve. Derreta a manteiga e misture a farinha, mexendo até formar uma pasta. Ponha uma xícara do leite e mexa para misturar, formando uma espécie de creme.

Vá acrescentando o leite quente restante, aos poucos, mexendo com um batedor de arame, até engrossar (leva uns 10 minutos, mexendo sempre para não formar grumos, portanto, tenha calma). Tempere com sal, pimenta e noz-moscada, tire do fogo e reserve até a hora de usar.

Molho de cogumelos:

Aqueça 2 xícaras de água, tire do fogo e ponha os cogumelos secos na água quente. Deixe hidratar por 20 minutos aproximadamente. Coe com um filtro de papel ou peneira forrada com um pano limpo e reserve a água para usar (coe novamente em filtro de papel limpo). Pique os cogumelos em pedaços médios.

Corte a cebola em cubos. Aqueça o azeite numa frigideira, refogue a cebola até murchar, acrescente os cogumelos e refogue por mais um ou dois minutos. Junte a água dos cogumelos (coada duas vezes) e deixe cozinhar por uns 10 minutos, até secar. Tempere com sal e pimenta e adicione a salsinha.

Finalização:

Misture o bechamel ao molho de cogumelos cuidadosamente, prove e ajuste os temperos se necessário.

Unte um refratário com manteiga e faça uma camada com a massa. Espalhe uma colher de molho por cima e cubra com outra camada de massa. Repita até terminar massa e molho.

Polvilhe uma boa porção de queijo parmesão por cima e leve ao forno para gratinar. Sirva quente com mais queijo ralado.

Tags: Gastronomia
A+ A-