Prepare um delicioso espaguete com almôndegas de peru em 30 minutos

Receita não substitui o "prato da vovó", mas é ideal para quem não quer perder tempo na cozinha.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Stacy Zarin Goldberg/The Washington Post
Está precisando de um prato reconfortante? Espaguete com almôndegas de peru faz você lembrar a comidinha da vovó.

Essas almôndegas não substituem as da avó do almoço de domingo, aquelas feitas num molho apurado por horas. Mas esse prato, que fica pronto em 30 minutos, é uma refeição que você vai adorar numa noite qualquer de semana, ou sempre que precisar de uma comidinha “lá de casa”. 

A receita das almôndegas é básica, mas satisfaz: carne de peru moída, salsinha picada, alho e farinha panko, mais sal e pimenta. Elas começam a dourar na frigideira e terminam de cozinhar no molho, que é ainda mais simples: tomate pelado batido liquidificador ou processador.

EspaguetecomAlmondegadePeruQuando escorrer o macarrão, reserve um tanto da água do cozimento - ela contém um pouco de amido, que vai “dar liga” entre o molho e o espaguete. Ponha o macarrão cozido mais um borrifo da água do macarrão na panela de molho e almôndegas e deixe cozinhar por mais um minuto. Vai fazer diferença.

Ingredientes:

230g de espaguete seco;
1/2 kg de carne de peru moída ;
1 lata de 800g de tomates sem casca, inteiros e com o suco;
6 ramos de salsinha fresca;
2 dentes de alho;
1 ovo graúdo;
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora;
1/3 de xícara de farinha panko (ou farinha de rosca);
1 colher (sopa) de azeite extravirgem (ou mais, se necessário);
60g de queijo parmesão ralado;
Sal a gosto.

Modo de preparo:

Ponha uma panela grande de água para ferver em fogo alto. Acrescente uma ou duas generosas pitadas de sal. Enquanto isso, pique as folhas de salsinha e o alho

Ponha o macarrão na água fervente. Reduza o fogo para médio e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozinha, ponha a salsinha, o alho, o ovo, 1 colher (chá) de sal, a pimenta, a farinha panko e a carne moída de peru em uma vasilha. Misture tudo gentilmente com as mãos limpas, até obter uma massa uniforme.

AlmondegasdePeruFormate as almôndegas. Isso pode ser feito em duas etapas, o que não aumenta o tempo de preparo e elimina a adivinhação para deixá-las todas do mesmo tamanho: primeiro, divida a mistura de almôndega em 16 porções iguais, colocando-as sobre papel-vegetal ou sobre uma tábua de cortar. Em seguida, com as mãos secas, transforme as porções em 16 bolinhas.

Ao escorrer o macarrão, reserve duas colheres (sopa) da água do cozimento. Aqueça o azeite numa frigideira não aderente grande, em fogo médio. Ponha as almôndegas no óleo quente e deixe fritar por 8 a 10 minutos, virando-as de vez em quando para dourar por igual (elas não devem ficar completamente cozidas).

Ponha os tomates e seu suco no liquidificador. Tampe e bata até ficar cremoso. Transfira esse molho e as almôndegas para a mesma panela que usou para cozinhar o espaguete (que a essa altura já deve estar cozido e escorrido, no escorredor), em fogo alto. Quando a mistura almôndegas/molho começar a borbulhar, reduza o fogo para médio-baixo, tampe parcialmente e deixe cozinhar por 10 a 12 minutos, o que completará o cozimento das almôndegas.

Acrescente o macarrão e misture gentilmente. Acrescente a água do cozimento reservada e deixe tudo cozinhar por mais 1 minuto ou 2. Isso vai ajudar a engrossar o molho.

Leve à mesa já nos pratos e, se desejar, regue com um pouco de azeite. Sirva com o queijo parmesão ralado.

Tags: Gastronomia
A+ A-