Leve sofisticação à mesa servindo arroz com polvo, açafrão e páprica

Saiba como deixar o polvo macio e aproveite para combiná-lo com o arroz bomba, o mesmo da paella espanhola.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Gabriela Biló
Com um pouco de paciência e boa vontade, é possível surpreender a todos com um delicioso arroz com polvo, açafrão e páprica.

Pode ser um desafio fazer polvo em casa. Acertar o ponto, deixando-o macio e não borrachudo exige técnica e um pouco de prática. Aromático e saboroso, esse prato vai se tornar um favorito.

São três fases. Primeiro você assusta o polvo na água fervendo, depois cozinha na pressão e por último grelha o molusco. Dá trabalho, mas vale a pena. Outra dica é usar arroz bomba, o arroz espanhol da paella, que tem grãos mais gordos e curtos. Não é difícil de achar em supermercados gourmets e delicatéssen, mas se preferir, use o arroz nacional do tipo agulhinha. Fica ótimo também. 

O polvo macio fica perfeito com o arroz bomba, o mesmo da paella espanhola. O grão é refogado e recebe os condimentos que dão vida ao prato.

Vamos aos ingredientes:

Para o polvo:
1 polvo limpo de cerca de 1,5 kg;
1 xícara de vinho tinto ;
1 xícara de água;
1 cebola grande;
1 dente de alho sem casca;
1 folha de louro;
Ervas aromáticas (sálvia, alecrim tomilho, manjericão, manjerona);
4 colheres de azeite.

Para o arroz
2 xícaras de arroz bomba (se preferir, use o nacional agulhinha)
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande
1 dente de alho picado
1 tomate ralado em ralo grosso
2 colheres (sopa) de páprica doce
1 xícara de vinho branco
4 xícaras de caldo de legumes
2g de açafrão
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o polvo. Mergulhe-o numa panela com água fervendo, deixe dez segundos, tire da água. Mergulhe de novo, tire. Faça isso três vezes. Escorra.

Transfira o polvo para uma panela de pressão, com um copo de vinho tinto e a mesma quantidade de água. Acrescente um dente de alho descascado, a cebola cortada ao meio, uma folha de louro e as ervas. aromáticas. Quando pegar pressão conte 9 minutos e desligue o fogo. Não abra a panela: espere perder a pressão naturalmente e fechada. Quando sair toda pressão, abra a panela, tire o polvo e separe os tentáculos. Reserve.

Aqueça o azeite numa panela grande, ponha a cebola e refogue. Junte o alho e o tomate e refogue por 30 segundos, mexendo.

Adicione o arroz e refogue, mexendo, por uns três minutos. Tempere com a páprica. Junte o vinho branco. Deixe evaporar, mexendo para não grudar o arroz no fundo.

Junte o caldo de legumes, o açafrão, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos.

Aqueça bem uma panela do tipo grelha, pincele bem os tentáculos do polvo com azeite, tempere com sal e páprica e doure dos dois lados.

Transfira o arroz para o prato de servir, acomode os tentáculos do polvo grelhados por cima ou em volta e sirva quente.

Tags: Gastronomia
A+ A-