Filé-mignon com cebola e shoyu para preparar durante a quarentena

Receita é fácil e ainda serve como distração para os momentos de isolamento social.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Fernando Sciarra
Filé-mignon com cebola e shoyu é uma receita muito fácil de fazer, que valoriza a maciez do corte e empresta todo o sabor que ele não tem.

Em tempos de pandemia de coronavírus, não há nada mais importante do que se alimentar bem e, claro, ficar o máximo possível dentro de casa. Para quem já gosta de cozinhar, então, para encarar o isolamento forçado é melhor ir para frente do fogão e se distrair. É uma boa oportunidade, inclusive, de experimentar receitas que já estavam há tempos para ser testadas.

A quarentena também pode ser um chamado para você tirar de vez o medo da cozinha, e colocar as panelas encostadas no fundo do armário em uso. Para te ajudar nesse momento, seja você um expert ou iniciante, tente preparar um prato para toda a família: Filé-mignon com cebola e shoyu.

Além de deliciosa, essa receita é rápida e muito fácil de fazer; fica tudo pronto na mesma panela. Ela valoriza a maciez do corte e empresta todo o sabor que ele não tem, combinando a cebola caramelizada com o shoyu. Não estranhe se não sobrar nem um pedacinho para repetir no dia seguinte (se sobrar, não hesite, leve a carne de volta para a panela com um fio de azeite; ele não perde a graça).

Vamos aos ingredientes!

1 peça de filé-mignon;
8 colheres (sopa) de azeite;
1/2 xícara de shoyu;
2 cebolas picadas.

Modo de preparo:

Aqueça uma panela grande e funda. Ponha 6 colheres (sopa) de azeite, espere esquentar e coloque ponha o filé-mignon. Deixe dourar bem de um lado, até conseguir desgrudar da panela. Vire, usando uma pinça grande, e vá dourando a carne de todos os lados por inteiro. Tire a carne da panela e reserve.

Sem lavar a panela, ponha as 2 colheres (sopa) de azeite restantes, aqueça e refogue a cebola até dourar bem (uns 15 minutos, mexendo para não queimar). Despeje o shoyu, misture bem e devolva a carne à panela.

Deixe a carne cozinhar no molho até aquecer bastante. Sirva inteira e fatie à mesa!

Tags: Gastronomia
A+ A-