Experimente esse delicioso aperitivo de linguiça com uva e cachaça

Na semana do carnaval, receita é uma ótima escolha para servir para os amigos.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Alex Silva/Estadão
Na semana do carnaval, nada melhor que um aperitivo simples e saboroso, como a linguiça com uva e cachaça.
A combinação de linguiça e cachaça dispensa apresentações, um par que dá certo em diferentes associações - uma realça o sabor da outra e se complementam perfeitamente. Desta vez, a dupla aparece acompanhada de uvas, que emprestam acidez ao prato.

Para esta receita, a escolha foi de linguiça calabresa para aperitivo, mas você pode escolher qualquer outro tipo. Também foram usadas uvas sem semente, mas use as que preferir. A cachaça também é de livre escolha. No entanto, a recomendação é evitar as envelhecidas em madeira, porque elas têm sabor e aroma muito intensos, que acabam tomando conta do prato e ofuscando os outros sabores.

Aferventar a linguiça não é obrigatório, porém dá uma bela reduzida na gordura e deixa o conjunto mais leve, sem prejudicar o sabor. Vamos à receita!

Ingredientes:

  • 500g de linguiça calabresa aperitivo;
  • 250g de uvas sem sementes;
  • 240 ml (1 xícara) de cachaça;
  • 4 colheres (sopa) de azeite para refogar;
  • Sal e pimenta calabresa a gosto.

Modo de preparo:

Ponha a água para ferver em uma panela. Afervente a linguiça rapidamente (um ou dois minutos apenas). Depois, escorra as linguiças, espere esfriar, tire a pele e corte-as ao meio no sentido vertical (ou em rodelas).

Lave e seque as uvas. Reserve.

Aqueça o azeite em uma frigideira, ponha as linguiças e refogue até pegar cor. Junte as uvas, refogue por mais um minuto e adicione a cachaça. Deixe evaporar. Tempere com o sal e a pimenta calabresa. Sirva quente.

Tags: Gastronomia
A+ A-