Caldeirada de bacalhau com temperos aromáticos

Nesta Páscoa, mantenha o bacalhau, mas troque a receita.

Da redação,
Arquivo
Bacalhau não precisa de longos cozimentos, nem de temperaturas muito altas. Portanto, fogo brando.

A páscoa está chegando e um dos alimentos que não falta à mesa é o bacalhau. Pensando nisso, o portal Nominuto.com já traz uma receita para reunir a família e saborear a caldeirada de bacalhau.

O bacalhau não gosta de longos cozimentos, nem de temperaturas muito altas. Pronto, aí está, tudo às claras logo de início. Essa é a principal lição que você precisa levar para a Páscoa deste ano. Afinal, depois da longa viagem desde as águas frias do Atlântico Norte, passando por salga e dessalga, ninguém quer deixar o peixe seco e fibroso. 

Ingredientes:

800 g de bacalhau de caldeirada demolhado ultracongelado Riberalves
1,5 kg de batatas
4 tomates bem maduros
1 pimento vermelho
3 cebolas
4 dentes de alho
2 dl de vinho branco
1,5 dl de azeite
2 folhas de louro
Salsa q.b.
Sal e pimenta

Modo de preparação

Deixe descongelar o bacalhau, depois passe-o por água fria e deixe-o escorrer.

Descasque as batatas, as cebolas e os dentes de alho, corte as batatas em rodelas, as cebolas em meias luas ou rodelas e pique os alhos. Lave o pimento, corte-o ao meio, retire-lhe as pevides e peles brancas e corte-o em tiras. Lave os tomates e corte-os em meias luas.

Num tacho fundo, disponha camadas de cebola, tomate, as folhas de louro, batatas e pimento, junte o bacalhau, alhos, mais cebola, pimento, tomate e batatas e cubra com o resto da cebola, alhos, tomate e pimento. Junte um ramo de salsa e tempere com sal e pimenta.

Adicione o vinho branco e o azeite, tape, leve ao lume, deixe começar a ferver, reduza o lume e deixe cozinhar, em lume brando, durante 40 minutos. Retire do lume e sirva decorado com salsa em rama ou picada.

Tags: bacalhau
A+ A-