Aprenda o clássico francês 'Croque Monsieur'

Receita é ideal para apreciar com os amigos durante a final da Copa do Mundo entre França e Croácia.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Felipe Rau
A crocância e o molho fazem do Croque Monsieur um clássico de dar água na boca. Boa pedida para a final da Copa.

Em 14 de julho 1789, a Bastilha caiu na França pelas mãos de rebeldes indignados. Marco da Revolução Francesa, a data é o principal feriado francês, sempre comemorado com grande festa em Paris.

A data neste ano caiu na véspera da decisão da Copa do Mundo, entre a França e Croácia. Por isso, nada mais apropriado para este domingo (15), dia de final da Copa do Mundo entre a França e Croácia, do que essa homenagem gastronômica típica dos franceses.

O Croque monsieur nasceu de um acidente: o sanduíche de presunto e queijo do trabalhador francês foi esquecido em lugar muito quente na fábrica e o pão murcho ficou crocante, o queijo derreteu e voilà – nascia um clássico. Se a história é verdadeira, não se sabe? Bem… o fato é que, em 1910 ele começou a aparecer nos cafés parisienses. Ganhou sabores até chegar à fórmula atual, tostado e com molho bechamel.

Ingredientes:

Para o molho bechamel:
1 colher (sopa) de manteiga
1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
Sal, noz-moscada ralada e pimenta-do-reino moída

Para o sanduíche:
1 colher (sopa) de manteiga
2 fatias de pão branco
8 colheres (sopa) de queijo gruyère ralado
2 fatias de presunto
1 colher (chá) de mostarda Dijon

Modo de preparo:

Molho:
Aqueça manteiga em uma panela no fogo baixo. Junte a farinha e cozinhe, misturando com uma colher grande ou batedor de arames (fouet), por cerca de dois minutos, sem deixar escurecer. Junte o leite aos poucos, uma colher de cada vez, mexendo sempre.

Deixe o molho no fogo baixo, sem parar de mexer, até engrossar. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta-do-reino.

Montagem:
Derreta a manteiga em uma frigideira e doure os dois lados das fatias de pão. Retire. Espalhe a mostarda e o molho bechamel nas fatias.

Acomode o presunto e seis colheres de sopa do queijo ralado em uma das fatias. Feche o sanduíche, espalhe mais molho bechamel no topo e salpique o restante do queijo por cima. Leve ao forno médio preaquecido (180°C) até o queijo derreter e o topo dourar.

Tags: Croque monsieur Gastronomia
A+ A-