Aprenda a fazer o brownie perfeito: denso, macio e com muito chocolate

Massa desse bolo compacto tem apenas cinco ingredientes, mas você pode experimentar novos sabores.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Felipe Rau
Receita básica do Brownie leva cacau, açúcar, farinha, manteiga e ovos, mas você pode reforçar com nozes.

Brownie é um bolinho compacto de chocolate. Com a crosta crocante e a massa macia, untuosa, quase puxa-puxa, é um dos bolos mais consumidos no mundo. Ícone do receituário americano, ele tem uma diferença básica em relação ao bolo de chocolate comum: não leva fermento. Por isso não cresce.  

A fórmula básica tem apenas cinco ingredientes: açúcar, cacau, manteiga, farinha e ovos. Mas a receita também comporta bem ingredientes como nozes, castanhas, frutas frescas e secas, café, uísque, licor, ganache, chips de chocolate, caramelo…

Contudo, a alma do brownie está mesmo massa, bem macia e com alta concentração de chocolate. Para isso, duas dicas: use o melhor chocolate (seja em barra, chips, pó ou até mesmo cacau) que você puder; e cuidado com a temperatura do forno para o que o bolo não asse demais. O ideal é interromper o cozimento assim que se formar uma casquinha no topo, pois o brownie deve estar úmido por dentro.

Vamos aprender uma versão com chocolate branco!

Ingredientes:

4 ovos;
250g de farinha de trigo;
200g de açúcar mascavo;
200g de açúcar refinado;
150g de nozes;
100g de chocolate amargo em barra;
120g de chocolate ao leite em barra;
200g de manteiga.

Modo de preparo:

Na batedeira, misture bem os ovos com os ingredientes secos. Em seguida, derreta o chocolate em banho-maria com a manteiga e junte aos ovos batidos, mexendo até incorporar bem.

Ponha em fôrma untada e coberta com papel-manteiga, também untado com um pouco de manteiga. Por último, leve ao forno preaquecido, a 180°C, por aproximadamente 25 minutos ou até que esteja no ponto, crocante por cima e úmido por dentro.

Tags: Gastronomia
A+ A-