Neymar volta três meses após cirurgia e marca na vitória do Brasil sobre a Croácia

Atacante entra no intervalo, no lugar de Fernandinho, e faz belo gol em amistoso difícil. Croatas foram melhores em metade do jogo.

Da redação, Globo Esporte,
Wilton Júnior
Neymar, de volta aos gramados, muda o jogo e seleção brasileira bate a Croácia em amistoso neste domingo.

Ele voltou. Exatos três meses depois de operar o pé direito, Neymar entrou no intervalo para abrir a vitória da seleção brasileira por 2 a 0 sobre a Croácia. Num chute forte de quem queria acertar a bola e espantar qualquer má sorte às vésperas da Copa do Mundo. Na explosão de quem não via a hora de voltar a jogar. Na reunião dos mais talentosos jogadores da equipe. 

Willian para Coutinho, Coutinho para Neymar, Neymar para o gol. Na certeza de que o amistoso foi muito válido, e embora tenha terminado com outro belo gol, de Firmino, teve a Croácia melhor no primeiro tempo. 

A simples presença de Neymar, a saída de bola pelo chão com Coutinho centralizado e as demais substituições dos dois lados levaram o jogo para o lado brasileiro. A Seleção pode e deve melhorar até chegar à Rússia. O jogo em Anfield deixou lições.

Primeiro tempo

Com Casemiro, Fernandinho e Paulinho, a marcação alta da Croácia deu resultado. Danilo também não faz a saída pelo chão com a naturalidade de Daniel Alves. E o Brasil teve de apelar muito à ligação direta. Rakitic e Modric tinham mais qualidade para trocar passes do outro lado.

tite_neymar_770

As melhores jogadas do Brasil foram com Willian, pela direita. Seu desempenho nesses 45 minutos pode lhe ter garantido mais tempo como titular nos próximos jogos e até na Copa. Os croatas chegaram à área com mais perigo, mas a defesa de Tite, como sempre, foi sólida.

Segundo tempo

Com exceção de uma cabeçada de Rebic, bem defendida por Alisson, a partida ganhou cores verde e amarela. Os meias passaram a receber a bola mais adiantados, deram mais possibilidade de passes, com ajuda dos pontas. 

A presença de Firmino no lugar de Gabriel Jesus também ajudou o ataque a encontrar os espaços que o atacante do Liverpool, ovacionado em casa, abria com inteligência. Até o gol de Neymar, na jogada bem construída por Willian e Coutinho. 

Tite tirou os mais cansados, como Marcelo, que se apresentou só há quatro dias, e deu chance a outros jogadores: Filipe Luís, Marquinhos, Fred e Taison. No fim, o lançamento de Casemiro foi tão lindo quanto a conclusão de Firmino: 2x0.

Próximo jogo

O Brasil ainda tem um amistoso antes da Copa do Mundo. No próximo domingo, vai enfrentar a Áustria, em Viena. A estreia no torneio está marcada para o dia 17, diante da Suíça, na cidade de Rostov-on-Don.

firmino_brasil_770

Ficha técnica

BRASIL 2 x 0 CROÁCIA 

BRASIL - Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda (Marquinhos) e Marcelo (Filipe Luis); Casemiro; Fernandinho (Neymar), Paulinho, Willian (Taison) e Philippe Coutinho (Fred); Gabriel Jesus (Roberto Firmino). Técnico: Tite

CROÁCIA - Subasic; Vrsaljko (Jedvaj), Vida, Lovren e Corluka (Caleta-Car); Badelj (Brozovic) e Ratikic (Bradaric); Modric (Kovacic), Perisic e Rebic (Pjaca); Kramaric. Técnico: Zlatko Dalic. 

GOLS - Neymar, aos 23, e Firmino, aos 47 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Michael Oliver (Inglaterra).

CARTÕES AMARELOS - Fernandinho (Brasil); Kramaric, Perisic, Rakitic (Croácia).

RENDA E PÚBLICO - Não divulgados.

LOCAL - Anfield Road, em Liverpool.

Tags: Brasil Croácia Neymar
A+ A-