Em crise, Palmeiras quer estragar clima de festa do Flamengo

Ainda abalado pela Copa Libertadores da América, equipe alviverde visita clube com quem mais se tornou rival nos últimos anos.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Cesar Greco/Palmeiras
Galiotte, Felipão e Alexandre Mattos observam treino do Palmeiras na academia de futebol. Equipe enfrenta o Flamengo hoje à tarde.

Era para ser uma possível prévia da semifinal da Copa Libertadores. Mas será um jogo importante para abafar o momento ruim. O Palmeiras visita o Flamengo, neste domingo (1º), às 16h, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, para buscar acabar com o clima triste no ambiente do clube e tentar encerrar a imensa euforia carioca após uma semana de ótimos resultados.

O Flamengo conquistou no último domingo a liderança do Campeonato Brasileiro ao bater o Ceará por 3 a 0, no Castelão, e completou a jornada ao passar pelo Inter na quarta-feira e voltar à semifinal da Copa Libertadores após 35 anos. O êxtase toma conta da torcida rubro-negra e o Maracanã deve receber mais de 60 mil torcedores para o jogo.

Por outro lado, o Palmeiras acumulou nos últimos dias a eliminação na Copa Libertadores diante do Grêmio e amargou nos dias seguintes um ambiente ruim. A torcida reclamou do resultado, o elenco admite a necessidade de melhorar e a diretoria, pressionada, convocou uma entrevista coletiva para defender o trabalho realizado no planejamento do elenco para 2019.

Para aumentar a tristeza alviverde, o encontro com o Flamengo repete o que seria a semifinal da Copa Libertadores caso tivesse se classificado diante do Grêmio. O compromisso no Maracanã marca o início de uma nova fase na temporada, com apenas o Campeonato Brasileiro para disputar e também para salvar uma temporada até agora sem títulos.  

A partida traz ao Palmeiras o desafio de encarar o maior rival de outro Estado. O Flamengo se tornou nos últimos anos o principal adversário nacional fora do âmbito paulista, ao polarizar com o clube as disputas pelos títulos dos Campeonatos Brasileiros de 2016 e 2018, em concorrências marcadas por muitas provocações entre as torcidas e até entre os próprios elencos.   

A rivalidade se estendeu também ao mercado de transferências. Os clubes ficaram marcados nas últimas janelas por investimentos elevados em reforços, como foi o caso do time carioca, que aplicou mais de R$ 100 milhões em contratações para 2019. "O Palmeiras tem uma grande equipe, nós também. Dentro da nossa casa, nós somos fortes. Nos 90 minutos, vence quem estiver mais focado", disse o zagueiro Rodrigo Caio, do Flamengo.

Escalações

O Flamengo vai para o jogo com pelo menos uma alteração. Como o volante colombiano Cuellar foi vendido para o Al Hilal, da Arábia Saudita, Piris da Motta ou Gerson devem aparecer no meio-campo. No resto, o time deve ser o mesmo escalado na quarta-feira, contra o Inter.

O técnico Luiz Felipe Scolari terá como principal novidade no Palmeiras a presença do volante Felipe Melo. O jogador conseguiu efeito suspensivo, está livre de cumprir uma punição de quatro partidas no Campeonato Brasileiro e vai para o jogo. A principal dúvida é o meia Bruno Henrique, com dores após ter sofrido uma pancada no pé direito.

Ficha técnica

Flamengo X Palmeiras

Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Piris da Motta (Gerson) e Arrascaeta; Gerson, Bruno Henrique e Gabriel. Técnico: Jorge Jesus.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique (Matheus Fernandes) e Gustavo Scarpa; Dudu, Willian e Luiz Adriano. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Árbitro: Rafael Traci (SC)

Horário: 16h

Local: Maracanã, no Rio

Tags: Campeonato Brasileiro Palmeiras x Flamengo
A+ A-