Arena das Dunas é destaque no site da empresa criadora do seu projeto

A empresa, de renome internacional, também assinou o projeto do famoso estádio Wembley, em Londres, e também do estádio Olímpico de Sydney, na Austrália.

Gerlane Lima,
Fotos: Vivian Galvão

A empresa americana de arquitetura Populous, responsável pelo projeto da Arena das Dunas, destacou na capa de sua página da internet uma matéria sobre a inauguração do estádio que será sede da Copa do Mundo da FIFA em Natal, ressaltando a particularidade do seu design – inspirado nas dunas que cercam a capital potiguar – e a sua funcionalidade.

A empresa, de renome internacional, também assinou o projeto do famoso estádio Wembley, em Londres, e também do estádio Olímpico de Sydney, na Austrália. O projeto da Arena das Dunas venceu o 6º Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Obra Pública e o prêmio Master (geral).

"Nós projetamos um estádio e uma área de entorno que mostra a estética do belo arredor da Arena das Dunas e vai criar uma grande atmosfera para a Copa do Mundo de 2014. A Arena foi projetada para ser um local multiuso. A área principal do estádio vai sediar eventos esportivos, feiras e shows, e os 22 mil metros quadrados da praça ao ar livre do estádio também sediarão eventos”, comentou o diretor sênior da Populous e arquiteto principal da Arena das Dunas, Christopher Lee.

A matéria também destaca a impressão da Presidente Dilma Rousseff sobre o estádio potiguar, quando o visitou por ocasião da sua inauguração, em 22 de janeiro deste ano. "A presidente Dilma Rousseff comentou: ‘Fiquei encantada com a beleza do estádio, especialmente tendo em conta o fato de que ele foi entregue 3% abaixo do orçamento, e que ele vai ganhar o selo de Ecologia", ela continuou: “Este estádio é tão bonito quanto Natal”.

Confira abaixo a descrição da Populous do design da Arena das Dunas:

arena_das_dunas_m1O projeto da arena é único. A sua fachada e telhado estão integrados e compostos por vinte módulos em forma de pétalas, destinada a ser maior em um dos lados do estádio, dando a impressão de que as dunas de areia - que são comuns na região - estão se movendo. O projeto também permite maior ventilação e luz para entrar no estádio.

As estruturas em forma de pétalas do telhado são feitas de treliças de aço, cobertas por fora com telhas de alumínio, com isolamento térmico e acústico. Internamente, elas são revestidas com uma membrana de PVC pré-reforçado. As peças são unidas por policarbonato translúcido, que permite a passagem da luz.

O telhado da Arena também foi projetado para captar água da chuva. Com calhas para recolher a água e levá-la para nove tanques abaixo das arquibancadas inferiores. Como resultado, até três mil metros cúbicos de água podem ser capturados e reutilizados nos banheiros e para irrigar o campo.

Fãs que irão para jogos e eventos no estádio notarão um novo padrão de conforto e segurança. No total, existem 21 rampas de acesso para chegar a cada um dos quatro níveis de estádio, além de elevadores que ligam o parque de estacionamento interior diretamente com os 39 camarotes. A Arena das Dunas também tem quatro salas que podem acomodar até mil pessoas, 25 quiosques de comida e bebida, bem como 30 banheiros.

Existem quatro tipos de assentos, identificáveis pela vários tons de azul: público geral, hospitalidade, VIP e VIP Executive.  Além disso, 521 lugares são reservados para pessoas com deficiência.

"A arena é acessível a todos os níveis, com rampas e elevadores, desde os camarotes até os vestiários", disse Charles Maia, diretor da Arena das Dunas. "Nos camarotes e em todo o estádio há banheiros acessíveis. Há um piso tátil direcional do portão externo para as arquibancadas."

arena_das_dunas_m2A equipe de segurança no centro de comando e controle da arena monitora as imagens gravadas por 200 câmeras com capacidade de reconhecimento facial em áreas externas e internas do estádio. O sistema é integrado com dois telões de 64 metros quadrados do estádio, que fazem a transmissão de informações e estatísticas de jogo para serem claramente visíveis para a multidão.

Os jogadores também vão notar as melhores condições de jogo. A Bermuda Tifton 419, espécie de gramínea, utilizada para o campo é ideal para o clima quente da região, e o sistema de drenagem permite que os jogos sejam realizados, mesmo em dias extremamente chuvosos.

Com a primeira linha da arquibancada localizada a apenas 15 metros de distância do campo, os fãs vão estar perto da ação. Além disso, o sistema de iluminação da arena, que utiliza 306 refletores, fornece visibilidade uniforme e consistente, eliminando sombras e facilitando as transmissões de TV com tecnologia Full HD.

Tags: Arena das Dunas Populous
A+ A-