Alunos recebem medalhas na final do xadrez no JERNs 2018

Premiação ocorreu no auditório do Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) em Natal.

Da redação, SEEC,

Na manhã de hoje (23), a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte fez a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze aos vencedores da modalidade de xadrez dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns). A cerimônia de premiação ocorreu no Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic), em Lagoa Nova, e reuniu estudantes de todo o RN.

No total, 712 estudantes chegaram as finais da modalidade de xadrez. Eles foram distribuídos em 6 categorias de competição, envolvendo equipes e jogos individuais.

Para a secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, a realização do Jerns representa o reconhecimento do esforço dos estudantes no esporte. “Sinto-me feliz em poder premiar os alunos. É um momento de valorização do empenho de cada estudante, seja de forma individual ou coletiva”, disse a titular da SEEC.

Dentre os vencedores, a equipe escola Manoel Catarino Filho, do município de Bodó, conquistou destaque na premiação por desenvolver, na sua comunidade escolar, um projeto de incentivo ao xadrez. A escola, que pertence a rede pública de ensino, foi medalha de prata.

O Jerns, que está em sua segunda semana, é um dos maiores eventos esportivos e estudantis do RN. Sob a responsabilidade do da Coordenadoria de Desporto Escolar da SEEC (Codesp), os jogos são o momento máximo do esporte para os organizadores. “Sou professor de educação física e está coordenando um dos maiores eventos esportivos do Brasil é gratificante. É um grande desafio, mas que fazemos com muita dedicação”, declarou Neto Coutinho, coordenador da Codesp.

Concentração dos atletas

Na tarde de ontem (22), a secretária Santa Rosa, visitou as instalações onde os estudantes de escolas públicas do interior do RN que participam do Jerns estão hospedados. Concentrados no Caic, cerca de 1100 alunos utilizam o espaço, de maneira rotativa, durante os dias da competição.

Os alojamentos, que permanecem sempre ativos durante os jogos, oferecem além de quartos para repouso e transportes para o deslocamento aos locais de disputa, aproximadamente 3000 refeições diárias – entre café, almoço e jantar, aos alunos hospedados a fim de que possam descansar e estarem física e psicologicamente prontos para competir.

Além disso, a iniciativa conta com cerca de 5000 colaboradores, entre técnicos, assistentes e professores. “Trata-se de um espaço pensando no aluno-atleta. Além de oferecer o descanso e alimentação, a SEEC também tem a preocupação de ter profissionais que ajudem os alunos durante a permanência na pousada do atleta”, explicou Cláudia Santa Rosa.

O estudante Jhonatas Vinicius Guarin foi medalha de ouro na categoria Voleibol e compartilha o sentimento de alegria e gratidão já com as expectativas para os próximos Jerns, “Quero jogar melhor e ganhar de novo”.

O atleta reside em Mossoró e demorou aproximadamente 6h de viagem até Natal, chegando na sexta, dia 12, e mesmo com a distância, segundo ele, incentiva seus amigos a jogarem cada vez mais e melhor.

Tags: Jerns premiação xadrez
A+ A-