Abertura da fase final do JERNs acontece nesta terça-feira

Ao todo, 15 mil estudantes disputam nas 27 modalidades deste ano.

Da redação, SEEC,

Amanhã (16) acontece a abertura da fase final do XLVIII edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs). A solenidade será realizada no Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC), no bairro de Lagoa Nova, às 16 horas.

“O JERNs é o momento máximo do esporte escolar no RN. Os alunos se preparam e criam expectativa pela competição, que já tem lugar especial no calendário da SEEC”, destacou Cláudia Santa Rosa, secretária de Educação do RN.

Capoeira, karatê, natação, xadrez são alguns dos esportes que participam da competição.  “A novidade da edição 2018 é inclusão do jiu-jitsu e com isso totalizam 27 modalidades”, disse Neto Coutinho, Coordenador de Desporto (Codesp) da Secretaria de Educação do RN.

Os atletas estão divididos em mirim (10 a 12 anos), infantil (13 a 15) e juvenil (16 a 18). A expectativa dos organizadores é reunir em torno de 2.400 pessoas nas finais. Os jogos desta fase começaram na última sexta-feira (12).

As fases regionais - 12 no total – ocorreram de junho a setembro - e os campeões das modalidades coletivas e os dois primeiros colocados das individuais estarão na capital potiguar. “Em torno de 45 mil atletas estão envolvidos nos JERNs deste ano”, disse Coutinho.

Entendendo o esporte como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das competências socioemocionais e à formação pessoal para a cidadania, a Educação Física possui um significado muito mais amplo e importante, do que a simples atividade corporal, visto que o esporte atua em várias frentes, como comunicação, expressão e emoção, que são determinantes para o crescimento e o desenvolvimento do aluno.

O horário das provas pode ser acessado no site codesp.educacao.rn.gov.br

Tags: JERN´s
A+ A-