Seminários regionais debatem a construção de diretrizes e matrizes curriculares do RN

Encontros acontecem até sexta-feira nas cidades de Natal, Caicó e Pau dos Ferros.

Da redação, SEEC,
Assecom/SEEC
Ontem, estiveram reunidos, no hotel Holliday Inn, os educadores da 1ª e 5ª Direc. Hoje é a vez de reunir os participantes da 2ª, 3ª, 4ª, 6ª, 8ª e 16ª Direc.

Desde ontem (16) e até a próxima sexta-feira (19), a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, em parceria com a empresa Vanzolini, por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, realiza seminários regionais com educadores para apresentar, discutir e validar as Diretrizes e Matrizes Curriculares. 

Para a secretária adjunta de Educação do RN, professora Mônica Guimarães, o trabalho de discussão permite que os educadores apontem o caminho para a construção de um currículo ideal. “Trata-se de um momento histórico, pois os professores podem dar sua contribuição para a construção das matrizes e currículos que serão utilizados em sala de aula. Ninguém melhor do que o professor para dizer o que o estudante deve aprender na escola”, frisou Mônica.

Os seminários são voltados para o ensino fundamental – anos iniciais e anos finais, e ensino médio, simultaneamente, contando com os professores especialistas da rede estadual, coordenadores pedagógicos das 16 Diretorias Regionais de Educação (Direc), e técnicos do órgão central da SEEC. Os eventos contam com uma jornada de 8h de discussão, sendo das 8h às 12h e 13h às 17h.

Ontem, em Natal, estiveram reunidos, no hotel Holliday Inn, os educadores da 1ª e 5ª Direc. Hoje, também em Natal, é a vez de reunir os participantes da 2ª, 3ª, 4ª, 6ª, 8ª e 16ª Direc. Amanhã (18), na cidade de Caicó, os educadores da 7ª, 9ª e 10ª Direc entram na discussão. O último dia do seminário (19) será marcado pela presença do público da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª e 15ª Direc, com realização na cidade de Pau dos Ferros.

Cerca de 460 educadores terão a missão de fazer contribuições para a versão preliminar da Diretrizes e Matrizes do ensino médio. “Durante o seminário, esperamos captar colaborações iniciais que irão delinear uma nova versão que seguirá para consulta pública”, explicou Manoel Neto, subcoordenador de Ensino Médio da SEEC.

Após os seminários, as contribuições serão reunidas para a escrita das diretrizes e matrizes curriculares do RN a ser adotadas pelas escolas do Rio Grande do Norte.

Tags: Diretrizes e Matrizes Curriculares SEEC seminários
A+ A-