Seminário encerra as atividades do Pacto pela Alfabetização no RN

Ao todo 108 mil crianças do RN foram alfabetizadas através do programa.

Da redação, SEEC,

Na manhã desta terça-feira (25), a Secretária de Educação do Estado  realizou, no seu auditório, o Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nas escolas da rede estadual de ensino.

O Pacto, instituído pela portaria n° 826 de 07 de junho de 2017, é um compromisso assumido, desde 2012, pelos governos federal, estaduais e municipais que visa a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças até o final do terceiro ano do ensino fundamental, meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE).

Para alcançar esse objetivo, a Subcoordenadoria de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante esses 6 anos, desenvolveram atividades visando a ampliação da alfabetização, a alfabetização na idade certa, melhorando a aprendizagem em língua portuguesa e matemática, além da inclusão da educação infantil.

Segundo a Coordenadora Geral do Pacto Nacional, a professora Suzana Rodrigues, há muito para se comemorar. “O PNAIC foi um programa colaborativo de todas as esferas governamentais, porque juntos tínhamos um mesmo objetivo, a alfabetização de nossas crianças. Através dele, atingimos algumas metas do Plano Estadual de Educação”. Ao todo, foram 108 mil crianças contempladas com o programa, espalhadas por 167 municípios e 7 mil professores multiplicadores.

A Secretária de Educação do Estado, a professora Cláudia Santa Rosa afirma estar feliz com os resultados que o programa trouxe para o estado. “O Pacto tem uma marca muito forte deixada em todo o país e eu espero e acredito na perpetuação desses conhecimentos, mesmo com o fim desse ciclo”, ainda aproveita a oportunidade para agradecer a todos os colaboradores que estiveram juntos nesse desafio para a educação do estado.

Esse evento, portanto, encerra as ações de formação do PNAIC no estado e a finalização do programa no país e na ocasião, recebeu os professores, técnicos da Secretaria para uma programação diversa, incluindo roda de conversa, palestra, relatos de experiência, além de apresentações musicais e culturais.

Tags: PNAIC Seec
A+ A-