Secretaria de Educação realiza 1ª edição do Gabinete Itinerante 2020

Reunião com gestores de cinco unidades de ensino aconteceu na Escola Municipal Santa Catarina.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Manoel Barbosa

Com o propósito de aproximar cada vez mais a Secretaria Municipal de Educação das unidades de ensino, aconteceu na tarde desta quinta-feira (12), a primeira edição de 2020 do “Gabinete Itinerante". A reunião com gestores de cinco unidades de ensino aconteceu na Escola Municipal Santa Catarina, localizada na Rua Professora Maria Arlete de Lima Nascimento, S/N Conjunto Santa Catarina, Potengi.

O encontro foi conduzido pela titular da SME.  “O objetivo do Gabinete Itinerante é ouvir as demandas das unidades de ensino, explicar o que está em andamento, o que podemos e ainda não podemos executar. Todos os departamentos da SME participam, assim como os secretários adjuntos”, destacou a professora Cristina Diniz.

Além da escola anfitriã, participaram os gestores das seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Professora Palmira de Souza, Escola M. Professor José do Patrocínio Pereira Pinto, CMEI Professora Marluce Carlos de Melo e CMEI Mailde Ferreira Pinto Galvão. Secretários (titular e adjuntos), diretores de departamento e chefes de setor da Secretaria Municipal de Educação conversaram com gestores e ouviram demandas e sugestões para um maior dinamismo e crescimento da Rede Municipal de Ensino.

Professora de Educação Física e atuando como gestora administrativa da escola anfitriã, Juliana Dal Ava Augusto destacou a importância da iniciativa proposta pela SME. “O gabinete itinerante é de extrema importância para o funcionamento da nossa rede. Os diretores e chefes escutam de perto as demandas das unidades de ensino, e podem conferir como está o funcionamento desses prédios, ficando por dentro da realidade e dos problemas enfrentados pelos gestores. O gabinete itinerante diminui um pouco a burocracia”, disse, destacando que essa parceria é profícua para o crescimento e fortalecimento das 146 unidades de ensino.

Quem também aprovou a iniciativa foi a gestora administrativo-financeiro do CMEI Mailde F. Pinto Galvão, Angélica Priscilla Rodrigues. “Uma iniciativa para estreitar laços, criando possiblidades e estratégias para as resoluções das situações problemas existentes nas unidades de ensino. Saio deste encontro com o coração grato por ter ouvido e por também ter sido ouvidas minhas angústias e experiências exitosas, desejando e fazendo o nosso melhor para o êxito e reconhecimento da rede pública”.

Participante da reunião, o diretor do Departamento de Recursos Humanos da SME, Daniel Victor Rendall, falou da efetividade da iniciativa. “O Gabinete Itinerante é um importante instrumento da SME, proporcionando uma maior aproximação da Secretaria e das unidades de ensino na resolução de problemas existentes administrativos e pedagógicos”, ressaltando o debate de soluções e novos caminhos para uma educação de qualidade.

Durante a realização do Gabinete Itinerante, cada gestor apresentou a realidade do funcionamento da unidade de ensino, tanto nos aspectos pedagógicos como também administrativos. Além das dificuldades relatadas, os gestores destacaram as realizações, conquistas e orgulho de integrarem a Rede Municipal de Ensino.

Tags: Gabinete Itinerante 2020
A+ A-