Projeto Quintal de Brincar é implantado na Educação Infantil

Vinte e um Centros Infantis e outras nove escolas da rede municipal de ensino público foram contemplados.

Da redação, Prefeitura de Parnamirim,

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio da Coordenadoria de Educação Infantil (Codei), implantou hoje (19) em  21 Centros Infantis e outras  9 escolas da rede municipal de ensino público onde está presente a Educação Infantil, o projeto Quintal do Brincar em Parnamirim.

"O diferencial deste projeto é que o brincar será conduzido com a utilização de materiais como elementos da natureza, cones, carretéis, madeiras, panelas, caixas, tecidos, mangueiras, pneus, garrafas e outros similares, contribuindo para que as crianças usem sua imaginação no processo criativo", disse a titular da Semec, Ana Lúcia Maciel.

"Temos priorizado que os coordenadores pedagógicos e docentes de cada unidade da Educação Infantil possam não apenas oportunizar esta experiência, como compreender o que ela promove e como contribui para o desenvolvimento infantil", disse a Coordenadora do Codei, Graça Santos.

O Codei deu início ao Quintal de Brincar deixando livre para que cada unidade de ensino crie subtemas. A missão do projeto é garantir o direito a brincar, garantido pela Constituição Federal,  Organização das Nações Unidas (ONU), pelas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. 

"O projeto Quintal de Brincar está muito bem articulado para proporcionar momentos de interação  e brincadeira, tornando esta experiência inesquecível, em especial para os alunos", disse Xênia Belarmino, gestora do CMEI Maria Dilma, localizado no bairro Vale do Sol.

O Quintal de Brincar já empolgou alunos e professores em seu primeiro dia. "Foi um momento muito rico, prazeroso, divertido e interativo. Percebemos como crianças de idades diferentes podem, devem brincar e aprender juntas", disse Rayane Oliveira, professora do CMEI Eugênia Palhares, em Santos Reis.

As próximas ações do projeto "Quintal de Brincar" serão nos dias 15 de agosto, 21 de setembro, 10 de outubro, 22 de novembro, encerrando com uma celebração com a participação das famílias.

"Toda criança tem direito à brincar e assim, se expressar, criar, viver plenamente a sua infância e a construção de sua identidade. Daí a importância de assegurar a elas esse direito, viabilizando a construção de mais memórias felizes, de forma periódica, promovendo interação, lazer, ludicidade e criatividade", encerrou a Coordenadora do Codei, Graça Santos.

Tags: Educação Infantil Parnamirim projeto Quintal do Brincar
A+ A-