Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática será em Natal

Cerimônia faz parte da 23ª Semana Olímpica que começa no dia 26 de janeiro.

Da redação,
Divulgação
É durante a 23ª Semana Olímpica que ocorrem os primeiros testes de seleção para as competições internacionais de matemática.

Uma turma fera nos números vai ocupar a cidade de Natal, de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, para participar da 23ª Semana Olímpica. O encontro reúne os medalhistas de 2019 da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da 1ª edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²) para um treinamento intensivo e para a esperada entrega das medalhas. As duas cerimônias de premiação vão acontecer no Imirá Plaza Hotel & Convention, do dia 31 de janeiro, às 18h. 

Ao todo, 133 estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário vão participar do evento organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A programação da Semana Olímpica foi elaborada por uma equipe de 31 professores especialistas em matemática olímpica de todo país. Os alunos terão aulas, sessões de estudo, palestras, simulados e provas. 

É também durante a 23ª Semana Olímpica que ocorrem os primeiros testes de seleção para as competições internacionais de matemática. Na terça-feira (28), os estudantes farão o primeiro teste para formar a equipe que representará o Brasil na Olimpíada do Cone Sul, no Paraguai, e da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP). No mesmo dia, as alunas farão a prova que ajuda a escalar a equipe que representará o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) 2020, sediada em Egmond, na Holanda. 

A EGMO foi a inspiração para a criação do Torneio Meninas na Matemática (TM²) que teve a primeira edição em 2019. O objetivo da competição é incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática, e desenvolver um ambiente estimulante para que as alunas se interessem pela disciplina.

A 23ª Semana Olímpica em Natal conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e patrocínio da fintech de serviços financeiros, Stone.

Serviço: 23ª Semana Olímpica em Natal

Data: 26 de janeiro a 1º de fevereiro

Local: Imirá Plaza Hotel & Convention

Endereço: Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 4077 - Parque das Dunas, Natal

Cerimônia de premiação: 31 de janeiro

Tags: Olimpíada Brasileira de Matemática premiação Semana Olímpica
A+ A-