Levantamento com dados do Enem mostra desempenho das escolas no Estado

Pesquisas mostram forte ligação entre o nível socioeconômico dos alunos e o sucesso escolar.

Da redação,

Com os dados do Enem 2016 e 2017, o jornal Folha de São Paulo calculou a nota esperada para as escolas que têm o mesmo perfil de alunos, no modelo historicamente usado pelo MEC. Ficou claro que escolas com alunos mais ricos têm maiores médias, assim como escolas mais pobres têm maiores dificuldades. Pesquisas mostram forte ligação entre o nível socioeconômico dos alunos e o sucesso escolar.

Segundo a Folha, a nota esperada para escolas privadas consideradas de nível socioeconômico muito alto é de 591,24. No RN 20 escolas atingem tal pontuação (veja na tabela abaixo).

RankingEscolasRN

Quanto custa estudar nas melhores escolas
 
O RN tem seis escolas que poderiam ser consideradas TOPs em nível nacional. São aquelas que estão entres as 300 melhores do Brasil, de um total de 24178 participantes (desconsideradas escolas com menos de 10 alunos). No grupo conhecido como TOP das TOPs (até o Top 200) o estado é representado pelo Ciências Aplicadas e Over colégio e Curso. Segundo a Folha, em SP, escolas desse nível cobram acima de R$ 3.000,00 de mensalidade.

Nossa reportagem foi em busca dos valores cobrados por cada uma das escolas que compõe o topo das 5 melhores ranqueadas do nosso estado e apresenta abaixo um quadro detalhado com todos os números.

PrecoescolasTOPRN

Um fato curioso é que as duas escolas que disputam o Top 200 nos últimos anos são justamente a de maior custo e a de menor custo entre as cinco melhores do estado.
Para Carlos André, diretor do Over Colégio e Curso, a matemática entre resultado e custo é bem complexa. “Acreditamos que a educação deveria ser acessível a todos que a valorizam de verdade. Mesmo tendo a menor mensalidade entre as melhores, lamentamos, pois sabemos que para a maior parte da população brasileira os nossos valores ainda são inacessíveis. Nossa missão é levar educação de qualidade ao maior número possível de pessoas”, afirmou.

O diretor disse que é importante valorizar a educação desde a base na formação do cidadão. “Nossa escola ainda não completou os 10 anos de existência e, segundo esse resultado, superamos 99,28% das escolas do Brasil. Sempre confiamos que quanto mais tempo o aluno permanecesse dentro de nossa instituição, melhor seria o nosso resultado nacional. Uma escola como a nossa que nasceu de um cursinho, obviamente tem uma pegada muito forte em relação ao Enem. Mas o grande segredo é construído na base, queremos formar um cidadão global, temos investido muito em educação socio emocional, ensino bilíngue, ou seja, em uma formação completa muito além da força conteudista que está em nosso DNA original. Por exemplo, nenhuma escola do Brasil faz mais simulados que a nossa, são pelo menos 20 simulados ao ano. E, em nossa visão, é essa combinação que gera um resultado como esse”, explicou Carlos André.

Tags: Educação
A+ A-