Governo do Estado entrega mais de mil certificados de alfabetização em Mossoró

Nos últimos meses já foram alfabetizados quase 5 mil pessoas em Natal e Mossoró.

Da redação, SEEC,

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), realizou a entrega de mais de 1000 certificados de alfabetização aos mossoroenses que participaram do Programa Brasil Alfabetizado, uma das ações do Programa RN Alfabetizado. A entrega aconteceu na tarde de hoje(21), no auditório da reitoria da Ufersa. No total, 4.714 alunos nas cidades de Natal e Mossoró saíram do analfabetismo através do programa.

A Secretária de Educação do Estado Cláudia Santa Rosa realizou a entrega dos certificados. Para ela essas iniciativas de alfabetização de pessoas adultas e idosas se inserem numa política muito importante de combater as desigualdades sociais, de promover equidade social considerando que as pessoas aos se inserirem nesse universo da leitura e da escrita, elas se tornam cidadãs, autônomas.

“É motivo de muita alegria para todos nós podermos certificar tantas pessoas e já estruturando outras ações na mesma direção que a previsão desse ano, mas precisamente a partir de novembro, é a realização de outras ações de alfabetização, inclusive inovadoras pelo projeto do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.  Estaremos com 100 turmas alfabetizando pessoas de áreas rurais e articulando nessa iniciativa a qualificação profissional não somente a alfabetização e que considero importante relevante destacar conjunto de propostas do Programa RN Alfabetizado”, declarou.

O Programa atendeu em Mossoró 1.370 alfabetizandos distribuídos em 132 turmas, sendo 75 localizadas na zona rural e 57 na zona urbana. "Agora escrevo e leio tudo. Tô tão feliz. Leio placa, livro e caderno. Feliz demais", disse Maria de Fátima Costa, 58 anos.

As Secretarias de Educação e Justiça e Cidadania do RN entregam no último dia 4, 28 certificados de alfabetização do Programa Brasil Alfabetizado (ciclo 2016), a presas do Complexo Penal Feminino Dr. João Chaves, em Natal. E em agosto já certificou mais de 3 mil alunos em Natal.

O objetivo do programa é desenvolver uma política de alfabetização inclusiva nas cidades de Natal e Mossoró, buscando ampliar os horizontes da cidadania mediante a exploração de diferentes linguagens, contribuindo para o fortalecimento da autoestima e na confiança na capacidade de aprender da população de jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à aquisição da leitura e da escrita.

As atividades em sala de aula iniciaram em novembro de 2017 e finalizaram em julho de 2018 totalizando 8 meses de trabalho. As atividades do Programa Brasil Alfabetizado aconteceram em espaços escolares e não escolares (centros comunitários, associações, igrejas, escolas, Penitenciária Agrícola Dr João Chaves e Assentamentos).

Tags: certificados de alfabetização Mossoró Programa RN Alfabetizado
A+ A-