Escolas estaduais poderão realizar compras de livros durante a 9ª FLiQ

Abertura oficial da feira ocorre na noite de hoje, a partir das 19h, no estádio Arena das Dunas.

Da redação, SEEC,
Assecom/Seec
Autores independentes e editoras contarão com a compra direta das escolas por meio do programa RN Literário.

As unidades de ensino da rede estadual de educação terão os acervos de suas bibliotecas renovados durante a 9ª edição da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ). Autores independentes e editoras contarão com a compra direta das escolas por meio do programa RN Literário, que destina cerca de R$ 850 mil para as feiras do livro da Capital e Mossoró.

A abertura oficial da feira ocorre na noite de hoje (12), a partir das 19h, e seguindo até 15 de setembro, no estádio Arena das Dunas.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer estima que 140 mil alunos sejam beneficiados com as compras que cada gestor poderá fazer para os acervos bibliotecários durante a FLiQ. “A secretaria já depositou o recurso no caixa escolar e os diretores, junto com a equipe pedagógica, farão a escolha dos títulos que mais se adequem aos projetos políticos pedagógicos de suas escolas”, frisa Erileide Rocha, coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca da SEEC.

Do valor total do RN Literário, as 331 escolas das diretorias regionais de educação de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz e João Câmara contarão com o investimento de R$ 539.884,46, oriundos de recursos do tesouro estadual. “A cultura literária é um dos caminhos para a mudança na educação. Mesmo diante de um quadro difícil, o Governo do RN optou por realizar essa importante ação, fortalecendo a leitura em nossas escolas”, destaca o secretário de Educação do RN, Getúlio Marques.

O RN Literário também estimula a produção de obras potiguares, pois 40% das compras devem ser de títulos escritos por autores locais.

A feira

Consolidado como um dos principais eventos de Quadrinhos do Nordeste, a 9ª FLiQ pretende superar o público de 25 mil visitantes ao longo dos quatro dias de programação. Serão mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas, com palestras, debates, apresentações de cordel, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, games culturais, robótica, sessões de autógrafos e concurso de cosplay.

Tags: FLIQ programa RN Literário SEEC
A+ A-