Prazo para empresas entregarem a Rais tem início no dia 16 de Janeiro

Entrega da declaração é obrigatória para pessoas jurídicas

Agencia Brasil,
Brasília - O prazo de entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2007 começa no dia 16 de janeiro. A entrega é obrigatória para pessoas jurídicas.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o prazo termina no dia 28 de março e não será prorrogado. A Rais funciona como um censo anual do mercado formal de trabalho. Por meio das informações declaradas, são identificados os trabalhadores que têm direito ao abono salarial.

Este ano, a entrega da Rais tem uma novidade. De acordo com a assessoria do ministério, a partir de 14 de março os estabelecimentos passam a ter a opção de utilizar a certificação digital. O programa para declaração estará disponível no site do Ministério do Trabalho.

A Rais disponibiliza informações sobre tipo de vínculo, remuneração, grau de instrução, data de nascimento e nacionalidade dos trabalhadores. Em relação aos estabelecimentos, a declaração informa dados sobre o tipo de atividade econômica, variação nos diferentes setores da economia e o tamanho das empresas.
A+ A-