8 estratégias para organizar as finanças pessoais

Professora de finanças fala sobre benefícios da educação financeira e da organização dos gastos.

Da redação,
Agência Brasil
Dica que poderá ajudar muito é ler mais sobre finanças e investimentos em livros, revistas, jornais, sites e blogs.
Muitos brasileiros desejam ter uma vida financeira saudável e estável! Para muitos este seria o cenário perfeito, mas infelizmente os consumidores não tem o hábito de fazer o Planejamento Financeiro com as metas e objetivos a serem alcançadas a médio e longo prazo.
 
Recentemente a BlackRock, gestora de recursos americana, realizou uma pesquisa com 1.050 brasileiros e afirma que 61% dos entrevistados dizem não investir por não terem dinheiro suficiente para aplicar, porém 37% também dizem não investir por falta de conhecimento no assunto e 20% dos entrevistados dizem não investir por medo de perder tudo.
 
A grande causa dessa insegurança ainda é a falta de conhecimento dos brasileiros, não existe perder todo dinheiro quando estamos bem assessorados e diversificamos os investimentos. Agora, ter rentabilidade abaixo do esperado pode acontecer por que temos as oscilações de mercado, porém nada que não possa ser revertido e nos últimos meses o mercado financeiro tem apresentado resultados eficientes.
 
Mas, para investir precisamos aprender a organizar nossas Finanças Pessoais, elas são ponto de partida para que possamos ter sucesso nos investimentos a médio o longo prazo. Não existe mágica, o que existe é disciplina, organização e foco. Vamos conferir?
 
1. Faça orçamento familiar planejado de ganhos e gastos
2. Todos na família devem estar comprometidos
3. Classifique cada despesa entre obrigatória/não obrigatória e fixa/variável
4. Planeje os gastos e ao final do mês compare o orçado com o realizado
5. Pague a você primeiro (sempre!)
6. Construa sua reserva de emergência
7. Planeje-se para sua independência financeira (aposentadoria)
8. Esteja atento aos riscos, mitigue-os e proteja-se deles  
 
Sabemos que deixar para trás velhos hábitos e implementar mudanças que vão tornar sua vida ainda melhor é um grande desafio, mas se começarmos a praticar as estratégias mencionadas acima certamente teremos resultados significativos em curto prazo.
 
Uma dica final que poderá ajudar muito nestes primeiros passos é leia mais notícias sobre Finanças e Investimentos busque fontes como livros, revistas, jornais, sites e blogs que abordem o assunto com seriedade, você vai precisar entender um pouco mais sobre o comportamento do seu dinheiro.
 
SOBRE VIRGINIA PRESTES:

Sócia da Criteria Investimentos, escritório credenciado à corretora XP, Virginia atua como Assessora de Investimentos e está há mais de 15 anos no mercado financeiro. A empresa na qual é sócia tem mais de bilhão e meio de reais sob custódia e preza pela diligência e transparência na relação com cada cliente.

A profissional atuou como chefe de mesa de operações no Banco Safra e foi operadora na corretora do Banco Santander, entre outros. Tem como missão desenvolver soluções estratégicas para investidores, potencializando seus retornos e minimizando riscos.

Em sua carreira acadêmica, leciona em instituições de ensino superior e MBA, ministra diversos cursos e palestras sobre Investimentos e Finanças Pessoais.

A especialista também esteve no cargo de Diretora Educacional da ONG Ação Jovem do Mercado Financeiro e de Capitais, apoiada pela BM&FBOVESPA, onde atualmente é Conselheira.

Mestre em Finanças (FECAP) e Bacharel em Administração de Empresas (FAAP), possui a certificação de Planejadora Financeira CFP®, concedida pela Planejar.

Virginia também participa de diversas matérias e reportagens e fala sobre assuntos como:  Investimentos em Renda Fixa e Variável, Tesouro Direto, Utilização do FGTS, Previdência Privada, Ações na Bolsa de Valores e as Tendências do Mercado Financeiro.

Tags: Economia
A+ A-