Mauricio de Sousa se manifesta contra censura de HQ na Bienal do Livro do Rio

Prefeito Marcelo Crivella enviou ao evento fiscais da prefeitura para verificar a HQ 'Vingadores - A Cruzada das Crianças'.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Valentino Mello
Na postagem está a mensagem assinada: ""Contra a censura, a favor da liberdade de expressão e do respeito".

O quadrinista e escritor Mauricio de Sousa se manifestou nesse sábado (7), sobre o pedido de recolhimento dos quadrinhos "Vingadores - A Cruzada das Crianças" feito pelo prefeito Marcelo Crivella. O criador da "Turma da Mônica" é o homenageado na 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Na postagem, ele assina a mensagem escrita: "Contra a censura, a favor da liberdade de expressão e do respeito." O filho do autor, Mauro Sousa, que é gay, comentou: "Meu pai é meu herói".

Ver essa foto no Instagram

Rio de Janeiro, Bienal do Livro - 2019

Uma publicação compartilhada por Mauricio de Sousa (@mauricioaraujosousa) em 6 de Set, 2019 às 8:06 PDT


O caso
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, ocupou as manchetes nesta sexta-feira (6), ao pedir o recolhimento de um livro na Bienal do Livro do Rio. A Bienal reagiu, anunciando que não iria interferir na venda dos livros — mas o exemplar em questão esgotou em menos de 40 minutos.
Outras entidades reagiram, da OAB a editores, e até o ministro do STF Marco Aurélio Mello se manifestou.
Na obra Vingadores - A Cruzada das Crianças, lançada em 2010 e não destinada ao público infantil, os personagens Wiccano e Hulkling são namorados. 
Fiscais da prefeitura estiveram no início da tarde de ontem, na Bienal do Livro do Rio para checar de que forma o livro em quadrinhos estava sendo comercializado. Sob vaias de parte do público, os fiscais percorreram vários estandes, mas não encontraram nenhum exemplar do livro.
A tentativa de recolhimento do livro em quadrinhos gerou repercussão entre editoras e a classe artística nas redes sociais. A maioria se posicionou contra a ação ordenada pelo prefeito Marcelo Crivella.
Tags: Bienal do Livro Rio Marcelo Crivella
A+ A-