Fest Bossa e Jazz começa nesta quinta-feira

Serão quatro dias de música, oficinas e workshops promovidos nesta nona edição, em Pipa.

Da redação, Setur,
Divulgação
Várias ruas e a orla na Praia de Pipa serão tomadas por uma mistura de ritmos durante o Fest Bossa & Jazz, que começa nesta quinta-feira.

Um dos maiores festivais de jazz do Norte e Nordeste tem início nesta quinta-feira (13) com atrações locais, nacionais e internacionais. Tudo de graça e no paraíso da Praia de Pipa. Serão quatro dias de música, oficinas e workshops promovidos nesta nona edição do Fest Bossa & Jazz.

Várias ruas e a orla na Praia de Pipa serão tomadas por uma mistura de ritmos. São 17 artistas/ bandas em 48 Pocket Shows. Esse ano sem um palco único, mas disseminado em vários locais, o novo formato traz para edição mais proximidade do público com o artista e explora outras possibilidades de se usufruir a boa música.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com recursos do Governo Cidadão por empréstimo do Banco Mundial, patrocina mais uma edição do Fest Bossa & Jazz, após realização de três edições em Mossoró e outras em São Miguel do Gostoso.

“Acreditamos no turismo cultural como ferramenta importante para atração turística, seja na alta ou na baixa temporada. Para além do sol e mar, o turista se interessa pela cultura, pelo entretenimento. E se conseguir unir tudo isso à beleza e à aura de Pipa, melhor ainda”, comentou o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar.

A subsecretária da Setur, Solange Portela, ressalta ainda a importância da interiorização turística. “Interiorizar o turismo é criar oportunidades que vão além da ocupação hoteleira. É geração de emprego, renda, capacitação e envolvimento da comunidade local, promovendo a integração dos diversos setores da cadeia turística. E esse festival proporciona isso”, concluiu.

Programação

Grandes nomes e diferentes estilos formam a line-up. Entre artistas/bandas convidadas estão: Taryn Szpilman (RJ), Chorinho da Pipa (SP/ARG), Filarmônica Monsenhor Honório (RN), Duo Maresias (ARG), Sâmela Ramos (SP), Nida Lira (RN),Blues Etílicos (RJ), Parahyba Ska Jazz Foundation (PB), Sueldo Soares & Os Grooves (RN), Mobydick (RN), Pris Dené & Tricomas Jazz Band (ARG), Dayanne Nunes (RN), Di Stéffano (RN), Bruna Hetzel & Macaxeira Jazz (RN), Tárcio Cardo (RJ), Família Pádua (RN) e Los Chaskys (Peru). Alguns dos nomes já passaram pelo palco do Fest em edições anteriores, outros fazem suas estreias no evento.

Este ano, o Festival será dividido em dois momentos, com programação diurna e programação noturna. A diurnatraz oficinas e workshops a partir da quinta-feira (13) e shows na sexta-feira (14) em estabelecimentos na praia do centro, como o Restaurante Casarão, Aventureiro, Barraca da Neide, Orla da Praia do Centro, Pipa Beach Club e Orishas.

Na programação noturna, que já começa no primeiro dia do Fest, nesta quinta-feira (13), serão uma média de 10 Pocket Shows por noite, distribuídos em locais pela Avenida Baía dos Golfinhos e Rua do Céu, sendo eles: Rua do Céu, Kanto da Pipa, Vila da Pipa Shopping, Galeria Oasis, Vila Mangueira e a Praça do Pescador.

A animação deste turno inicia com a performance da Bossa & Jazz Street Band, às 19h30, em cortejo pela Baía dos Golfinhos antecedendo os shows que iniciam às 20h e, também nos intervalos de cada uma das apresentações.

Para encerrar a programação noturna com o estilo que o público já conhece, as movimentadas Jam Sessions que acontecem no Caxangá (dia 13), Pizzaria Calígula (dia 14), Muxima’s e Kanto da Pipa (dia 15) e na orla próxima ao Pipa Beach Club (dia 16).

Oficinas

Na área das atividades, a organização oferece oficinas de “Ritmo e Movimento” nos dias 13 e 14, sendo duas sessões no dia 13, a primeira às 8h (Vila da Pipa Shopping) e a outra às 14h (Kanto da Pipa) e no dia 14, às 8h (Vila da Pipa Shopping).

Haverá também as oficinas “O que é esse tal de jazz?” (dia 14 – Kanto da Pipa – às 15h), “Construção de Instrumentos”(dia 14 – Kanto da Pipa às 14h/ dia 15 – Kanto da Pipa às 14h) e “Reciclando com Arte” (dia 15 – Kanto da Pipa às 14h).

O programa do evento conta ainda com Talk Show com Taryn Szilpman, na sexta-feira (14), às 16h no Kanto da Pipa; Workshop de Gaita com Flávio Guimarães no dia 15, às 14h, na Vila da Pipa Shopping e Master Class de Trompete com Antônio de Pádua,dia 15, às 15h, também na Vila da Pipa.

Tags: Fest Bossa & Jazz Pipa
A+ A-