Escola de Música recebe quinteto internacional em apresentação gratuita

Evento acontece no dia 6 de junho, às 19h30, no auditório Onofre Lopes.

Da redação, UFRN,

A Escola de Música da UFRN recebe o Concerto Internacional do Quinteto da Universidade da Georgia (EUA), que traz a apresentação de professores de Violino, Viola, Violoncelo e Piano para o recital com obras de Brahms e Schumann.

O espetáculo faz parte de um convênio firmado entre a UFRN e a universidade norte-americana a fim de promover maior troca de experiências e crescimento prático da música nas instituições.

O evento acontece no dia 6 de junho, quarta-feira, às 19h30, no auditório Onofre Lopes. A entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3342-2229 ou no e-mail produçã[email protected]

O Quinteto

Levon Ambartsumian - Violino

Levon Ambartsumian, Regent e Franklin Professor da Universidade da Geórgia, EUA, estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Em 1977, ele se tornou o primeiro vencedor do Prêmio Internacional de Violão de Zagreb coordenado por Henryk Szeryng. Dois anos depois, ele ganhou o prêmio do Montreal International Competition e, em 1981, ganhou o All-Union Violin Competition em Riga.

Levon Ambartsumian foi premiado como Artista Honrado da Armênia em 1988 e Artista Honrado da Rússia em 1997. Em 1995, Ambartsumian aceitou a posição de Franklin Professor de Violino na Escola de Música da Universidade da Geórgia (Athens, Geórgia). Ele lançou mais de 40 CD’s, sob diferentes selos russos e americanos. Em maio de 2009, Ambartsumian recebeu uma medalha de ouro da União dos Compositores de Moscou por sua contribuição para o desenvolvimento da música contemporânea e da cultura musical.

Shakhida Azimkhodjaeva – Violino

Nascida em Tashkent, Uzbequistão, Shakhida Azimkhodjaeva começou a estudar violino na Escola Especial de Música, do Conservatório do Estado de Tashkent, com o professor Gulnar Suleimanova. Ela estreou com a Orquestra Sinfônica de Uzbequistão quando tinha onze anos e ganhou o Concurso Nacional de Violino em 1985.

Ahzkhodjaeva se formou no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Como solista e musicista de câmara, ela se apresentou em todas as principais cidades da antiga União Soviética nos salas mais prestigiadas, como o Conservatório Tchaikovsky de Moscou e as salas de concertos da Filarmônica de São Petersburgo. Azimkhodjaeva foi uma das fundadoras da Moscow Chamber Orchestra "ARCO".

Desde 1989, tem sido spalla, solista e assistente de direção da orquestra e atuou extensivamente como solista e apalla na Alemanha, França, Espanha, Romênia, Letônia, Rússia, Itália, Coréia do Sul, EUA, Canadá e Brasil. Azimkhodjaeva faz parte do corpo docente da Hugh Hodgson School of Music da Universidade da Geórgia desde 1995. Suas atuações recentes incluem quatro concertos no Weill Recital Hall no Carnegie Hall, no Conservatório Tchaikovsky de Moscou e duas turnês de concertos no Brasil.

Rogério Nunes – Viola

Violinista e violista, Rogério está concluindo o seu doutorado em Violin Performance na University of Georgia com Minor em Viola, na classe do professor Levon Ambartsumian. Antes de estudar na UGA, ele estudou na University of North Texas com Susan Dubois, onde recebeu o prêmio Master and Doctoral Fellowship.

Rogério formou-se na UFRGS sob orientação do professor Mercello Guerchfeld e obteve seu mestrado em violino e viola na University of New Mexico, onde ele estudou com o professor Carmelo de los Santos e Kimberly Fredenburg. Na UNM ele foi vencedor do Concerto Competition e tocou como solista com a UNM Symphony Orchestra. Em 2016 recebeu o prêmio March Woody Scholarship em Violino na UGA.

No Brasil, Rogério foi spalla e solista de diversas orquestras, e também solista na gravação das Cuatro Estaciones Porteñas de Astor Piazzola com a Orquestra de Câmara Fundarte. Rogério foi professor nos Festivais Internacionais de Londrina e Belém, PA, e ministrou master classes nas Universidades Federal de São João del Rey e UFSM. De 2013 – 2017 ele foi spalla das violas e tocou como solista com a ARCO Chamber Orchestra, incluindo duas turnês no Brasil. Em Agosto de 2017, Rogério foi selecionado para ser professor de violino e diretor da orquestra da Southwestern Adventist University em Keene, TX.

David Starkweather - Cello

David Starkweather é professor de violoncelo na Hugh Hodgson School of Music da Universidade da Geórgia, em Athens, GA, USA, desde 1983. Starkweather estudou na Eastman School of Music, seguindo seus estudos de pós-graduação com o violoncelista Bernard Greenhouse na State University of New York em Stony Brook, onde obteve o diploma de doutor em 1983.

Em 1985, Starkweather passou seis meses na Suíça com Pierre Fournier, recebendo do violoncelista francês o elogio de “Talento puro como intérprete na devoção da música e um dos melhores violoncelistas de sua geração”. David Starkweather foi recentemente Diretor Associado da Hodgson School of Music, de 2010-2016. Ele foi chefe do Departamento de Cordas por dez anos e serviu a Georgia American String Teachers Association (GaASTA), primeiro como secretário e depois como presidente.

Ele escreveu o pedido para a concessão original do UGA String Project da ASTA e coordenou o programa pelos quatro primeiros anos, além de coordenar o GaASTA Chamber Music Workshop por dez anos. O violoncelo que ele toca desde 1975 é um Jean Baptiste Vuillaume do c.1840.

Evgeny Rivkin – Piano

Evgeny Rivkin nasceu na Rússia e obteve seus diplomas de mestrado e doutorado no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde estudou com o professor Evgeny Malinin. Ele recebeu muitos prêmios importantes, incluindo primeiros prêmios no Concurso Nacional de Piano da URSS em 1977, o Sexto Concurso Internacional Tchaikovsky em Moscou, o concurso Bayerishe Rundfunk em Munique, 1985, bem como o Concurso Internacional L. MacMahon em Lawton, Oklahoma.

Ele tocou como solista e músico de câmara na Itália, França, Hungria, Alemanha, Rússia, Letônia, Lituânia, Iugoslávia, EUA, Canadá, México, Brasil e outros países. Rivkin tocou como solista e recitais solo em muitas salas mundialmente famosas, como o Sala Grande do Conservatório de Moscou e Tchaikovsky Hall, em Moscou, a Grande Sala da Sociedade Filarmônica de São Petersburgo, Hercules-Saal em Munique, Gewandhaus Hall em Leipzig, Wagner Hall em Riga, a Academia de Música Franz Liszt em Budapeste, o Carnegie Hall em Nova York e outros.

O seu repertório inclui todos os concertos para teclado de J.S.Bach, Beethoven, Rachmaninoff e os concertos para piano de Schumann, Liszt, Mozart, Tchaikovsky, Shostakovich, Brahms, Grieg, etc., além do repertório para piano solo das eras clássicas e românticas. Rivkin gravou para os selos A-RAM e Melodiya na Rússia, Sintez Records da Letônia, e nos Estados Unidos, ACA Recordings. Rivkin é professor de piano da Universidade da Geórgia desde 1995.

Tags: concerto internacional Quinteto da Universidade da Georgia UFRN
A+ A-