Eco Praça traz Hora do Planeta para Natal neste fim de semana

Edição deste mês do programa traz como tema principal a Sustentabilidade.

Da redação,
Divulgação
O Eco Praça, projeto que visa à reativação dos espaços públicos por meio de ações de cidadania, sustentabilidade e valorização da cultura, inicia as atividades de 2019 neste fim de semana (30 e 31 de março), na Praça do Floca, em Mirassol. A edição Sustentabilidade começa participando da Hora do Planeta, iniciativa mundial organizada pela WWF, que promove um ato simbólico de apagar as luzes por uma hora a cada ano para fazer uma pausa e refletir sobre como a natureza está conectada às nossas vidas e acontece, simultaneamente, em mais de 180 países.

A programação do sábado será toda voltada para a Hora do Planeta e começa, a partir das 18h, com o DJ Guilas, seguida de uma conversa sobre Ativismo e Sustentabilidade com Francisco Iglesias, presidente da ONG Amigos da Natureza, GiGio Almeida, mestre em Dinâmica Socioambiental da GG Artes Espaciais, Haroldo Mota, da  ONG Baobá, e Kaleb Melo, da ONG Climate Reality. Das 20h30 às 21h30, período do apagar das luzes, o Eco Praça promove um momento de relaxamento e meditação por meio da yoga, com o professor Marcelo Kramer.

No domingo, as atividades começam, a partir das 9h30, com a Biodanza da facilitadora Isis Castro, seguida de uma Oficina de Introdução à Permacultura com Rodri Nazca, da Mandala Nômade. Iniciando a tarde, as set lists dos DJs Camarão Nativo e Samir trazem diversidade e sonoridade musical. Às 15h30, acontece um mutirão de agricultura urbana, seguido de um momento de brincadeiras populares com o grupo Realize.

A Sociedade Vegetariana Brasileira - Núcleo Natal promove às 17h uma reunião sobre direitos dos animais e no mesmo horário as risadas são garantidas com a apresentação do espetáculo Combo, da Tropa Trupe. Em seguida haverá um momento de integração unindo yoga, mantras e meditação com o Projeto Terapêutico Camomila Chá. E fechando a primeira edição do Eco Praça - Sustentabilidade os shows dos grupos Mahmed e Pedras. Como em todo Eco Praça, durante todo o evento será realizada uma Feira de Economia Criativa e a adoção de plantas.

Edição Sustentabilidade

Sustentabilidade é o tema da edição do Eco Praça que se inicia este mês, em Natal, e percorrerá em mais duas edições os municípios de  Tibau do Sul e Parnamirim. Esse é o segundo ano consecutivo que o projeto conta com o patrocínio da Cosern e do Instituto Neonergia, por meio da Lei de Incentivo Câmara Cascudo. A renovação dessa parceria significa que o Eco Praça é reconhecido como uma iniciativa que promove ações que reforçam os costumes e cultura locais e dissemina valores socioambientais que estão alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas.

“Abordar o tema Sustentabilidade se torna cada dia mais importante e vital para toda a humanidade e para nosso planeta. É com essa pegada que pretendemos colocar em prática muitas ações que visam à expansão do direito à cidade de modo sustentável e de forma participativa”, afirma Geraldo Gondim, diretor e idealizador do Eco Praça.

Além de ter sido contemplado pelo Programa de Patrocínios da Cosern – Instituto Neoenergia, por meio da Fundação José Augusto e da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Eco Praça também conta com o apoio da Prefeitura de Natal e Prefeitura de Parnamirim via Fundação Parnamirim de Cultura.
 
Sobre o Eco Praça

O projeto Eco Praça é um movimento sociocultural de ocupação e ressignificação criativa de praças e espaços públicos sob a perspectiva de ações colaborativas que englobam arte e cultura, lazer, economia solidária e criativa, educação ambiental, esporte e qualidade de vida, com intervenções lúdicas, promovendo a conscientização socioambiental e transformação desses espaços.

O Eco Praça incorpora em seu conceito diversas experiências culturais atreladas a discussões relacionadas ao direito à cidade, com o objetivo de despertar na população participante o interesse pela gestão comunitária dos espaços públicos.

A ação é idealizada e promovida pelo Instituto Ancestral, organização social autônoma e popular que desenvolve ações afirmativas de caráter cultural, político e eco pedagógico com o objetivo de promover e difundir habilidades para alcançar um modo de vida sustentável.
 
Serviço:

Eco Praça – Hora do Planeta e Sustentabilidade
Sábado e domingo - 30 e 31 de março
Sábado Hora do Planeta – 18h00 às 21h30
Domingo - 9h30 às 21h30
Praça do Floca  - Mirassol (em frente a Escola Estadual Floriano Cavalcanti)

Programação Sustentabilidade

Sábado - Dia 29/03
18h00 - Abertura - Dj Guilas
19h00 - Conversa - Ativismo e Sustentabilidade - Francisco Iglesias, presidente da ONG Amigos da Natureza, GiGio Almeida, mestre em Dinâmica Socioambiental da GG Artes Espaciais, Haroldo Mota, da  ONG Baobá, e Kaleb Melo, da ONG Climate Reality.
20h30 -  Hora do Planeta e Yoga - Marcelo Kramer
Domingo - Dia 30/03
09h30 - Biodanza - Isis De Castro
10h00 - Introdução a Permacultura - Mandala Nômade
12h00 - Dj Russo
15h00 - Dj Samir
15h30 - Mutirão de Agricultura Urbana
16h00 - Brincadeiras Populares - Grupo Realize
17h00 - Reunião dos Direitos dos Animais - SVB - Núcleo Natal
17h00 - Espetáculo Combo - Tropa Trupe
18h00 - Camomila Chá
19h15 - Mahmed
20h15 - Pedras
Feira De Econoia Criativa
Adoção De Plantas
Tags: Eco Praça
A+ A-